segunda-feira, fevereiro 9

by Chef: Silvio Cesar dos Santos

PERSONAL DIET

Personal Diet é um termo muito utilizado hoje em dia, que significa, de forma genérica, “dieta personalizada”. Ele consiste em um programa personalizado de orientação nutricional familiar que considera as particularidades de todas as pessoas em uma casa. É, portanto, um programa educativo, direcionado à família como um todo, baseado em uma alimentação nutritiva, saudável e balanceada.

Embora muito se fale sobre o problema dos fast-foods e dos excessos alimentares em festas, sabemos que grande parte das refeições, inclusive das crianças e adolescentes, é feita em casa. O tipo de alimentação disponível em casa e a forma de preparo destes alimentos afeta a saúde, o peso corporal e pode até comprometer o resultado de um plano individual de reeducação alimentar. De todos os ambientes que frequentamos é em nossa própria casa que podemos atuar de maneira mais prática e eficaz.

É neste momento em que o papel da nutricionista torna-se importante, pois ela irá oferecer um cardápio mensal que atenda a esta demanda com todos os cuidados e treinamentos necessários para que o programa funcione. Em uma minuciosa entrevista, realizada em domicílio, várias informações são coletadas sobre os hábitos alimentares, estilos de vida, necessidades nutricionais, horários de refeições, aspectos digestivos e eventuais problemas de saúde de cada integrante da família.

A partir daí, são elaborados os cardápios que serão posteriormente apresentados detalhadamente, em consultório, ao representante da família. Além do cardápio, a família recebe orientações para adequada higienização e conservação de alimentos, várias receitas de pratos saudáveis de acordo com os hábitos da casa e até uma lista organizada de ingredientes para facilitar as compras no supermercado.

Atenção especial é dada à pessoa que prepara a alimentação, seja ela a cozinheira, empregada ou integrante da família. Nas mãos dela, está o sucesso da manutenção do programa. Por isso, é importante que ela aprenda, em linguagem adequada a seu nível de compreensão, os princípios de uma alimentação saudável e, sobretudo, como a forma de preparo dos alimentos influencia a saúde de toda a família. Este treinamento enfoca aspectos de higiene, escolha e armazenamento de ingredientes, técnicas de preparo, dicas de culinária light e noções sobre doenças que podem ser controladas e prevenidas com uma dieta equilibrada.

Após este treinamento, haverá ainda mais um atendimento em consultório para reavaliação do programa e esclarecimento de dúvidas, a fim de assegurar o entendimento de todas as propostas oferecidas. Com todos estes conhecimentos, vai ficar bem mais fácil inovar, criar alternativas e testar novas receitas, evitando, assim, erros alimentares e a monotonia dos cardápios repetitivos e sem graça. Vamos experimentar?


by chef : Silvio Cesar dos Santos

ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL

O Carnaval é uma época do ano onde as pessoas só se preocupam em encontrar os amigos e fazer festa, festa e mais festa, não é mesmo? Até aí, tudo bem. Mas, junto com toda essa folia vem uma série de abusos - alimentares e à saúde.

Usando a desculpa de que tudo é folia as pessoas costumam exagerar, por exemplo, no consumo de bebidas alcoólicas. Isso normalmente vem acompanhado com excessos alimentares, pois muita gente prefere comer fora de casa do que perder a festa. Mas, se você está achando que não tem jeito, está enganado. TUDO tem jeito - basta saber fazer alguns ajustes simples que irão te ajudar a passar por esses quatro dias longe da ressaca e sem ganhar aqueles quilinhos indesejáveis....

Independente de onde você estiver hospedado, faça do café da manhã a sua refeição principal. Afinal, é a única hora que você tem certeza que estará comendo alguma coisa saudável. Capriche nas frutas e sucos naturais, pão ou cereal integral, queijo branco, iogurte light, vitamina ou salada de frutas e peito de peru. Esses são alimentos saudáveis e que você encontra seja na pousada mais simples ao hotel mais requintado. Caso esteja em uma casa alugada, melhor ainda: vá ao supermercado e compre tudo com antecedência.


Capriche nas fibras durante todo o dia (frutas, verduras, legumes e cereais integrais). Com elas, você garante o bom funcionamento intestinal e também a barriga retinha para colocar o biquíni ou a sunga nova, caso você esteja na praia. Muitos pacientes relatam que quando viajam, o intestino trava. Para não ter esse problema, comece a incluir esses alimentos na sua alimentação bem antes de sair de casa, dessa forma você evita esse incômodo.

No restante do dia, evite comer sanduíches rápidos e sagadinhos prontos, pois são ricos em gordura e podem tirar toda a sua energia nos dias restantes. Prefira massas ao molho vermelho e saladas variadas, acompanhadas sempre de sucos naturais ou água de coco. São leves e importantes para repor as vitaminas e os minerais, pois não somos capazes de estocá-los. Mas não se esqueça: coma em restaurantes de boa procedência, dessa forma você evita uma intoxicação alimentar - muito comum nessa época do ano.

Intercale as bebidas alcoóolicas com água, muita água. Dessa forma, você garante a hidratação diária e evita o mal estar que a ressaca traz no dia seguinte. E, o mais importante: saiba o momento exato de parar de beber.

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...