quinta-feira, abril 2

Alo, Aloo.. Posso Ajudar !..



Falar em público é uma arte, mas falar ao telefone pode ser um grande desafio pois você está num universo oculto a seus olhos, o atendente deve ter o "feeling" para capturar o momento e utilizar suas técnicas de persuasão para vender seu produto ou idéia.
 O jeito e a maneira de falar com os clientes é uma das principais reclamações nos serviços de atendimento ao consumidor das empresas. Os números mostram que é cada vez maior o grupo dos descontentes. Foram 460 reclamações em 2008, quase cinco mil em 2012, mais de seis mil em 2013 e, só nos primeiros quatro meses deste ano, quase duas mil, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).


Os atendentes dizem que também têm problemas, por isso, precisam de preparo. Em uma central de atendimento de São Paulo, antes de começar a trabalhar, o funcionário tem que passar por um longo período de treinamento, com simulações e até avaliações de psicólogos que acompanham tudo.
Julia Morales Leite tem 18 anos e está em seu primeiro emprego. Logo no começo, já atendeu uma consumidora que deixou de pagar dois boletos, mas queria receber o produto mesmo assim. Foi preciso pedir ajuda de uma colega mais experiente. “Dá vontade de desligar na cara quando o cliente começa a reclamar como se fosse culpa nossa”, relata a atendente.

Dá vontade, mas não pode fazer isso de jeito nenhum. Isso é o que Vitória da Costa, que está orientando Julia, repete sempre: “A gente engole muito sapo. Tem que contar até mil, o máximo que puder. Não é fácil, mas também não é impossível”


Aprender a falar ao telefone é uma arte tão complexa quanto falar em público, nela você deve passar sua persuasão para vender seu produto e realizar seu marketing pessoal. Se você trabalha com televendas ou no atendimento a clientes ou ainda mesmo que você apenas fale ao telefone em situações normais do dia-a-dia.

 Atender bem a quem telefona para a sua empresa é um aprendizado que vale literalmente ouro na vida corporativa: do outro lado da linha pode estar um cliente, um investidor, o seu chefe ou mesmo alguém chegado a uma crítica. E atender bem não quer dizer somente ser educado e polido. É preciso realmente ter consciência do que você está fazendo, ter bom senso e acima de tudo querer ajudar quem está do outro lado da linha.
Seja responsável com o feedback. Quando o telefone da empresa toca e você atende, lembre-se que você é a empresa e a demanda deste telefonema está por sua conta. Use o bom senso e, caso não saiba responder corretamente ao que a pessoa lhe pergunta, procure se informar. Se não puder dar a resposta na hora, anote o telefone, a empresa e o nome de quem ligou, e quando tiver a informação correta, ligue de volta e dê o feedback.

By: Silvio dos Santos


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