sexta-feira, outubro 30

 




DIETA MACROBIOTICA

A palavra Macrobiótica foi utilizada por filósofos gregos como Hipócrates e na era moderna, inicialmente no século XVIII por Christoph Von Hufeland, professor de medicina alemão e médico pessoal de Goethe, que escreveu o livro “Macrobiótica, ou a Arte de prolongar a Vida”, onde prescreveu recomendações muito semelhantes às da “macrobiótica moderna”.

A dieta tem como princípios um estilo de vida em harmonia com a natureza e uma alimentação simples, equilibrada e balanceada.

Sendo assim, a dieta associa a comida e a suas propriedades com efeitos maiores nas nossas vidas do que pensamos, atingindo não apenas nossa saúde física, mas também no nosso bem-estar mental.

A dieta está relacionada à alimentos naturais, com pouco ou nenhum processamento. A comida é comparada com as características da filosofia chinesa, o Yin e Yang, representando sempre os opostos. O Yin o doce, frio e passivo e o Yang é o salgado, quente e agressivo. Na dieta macrobiótica, o Yin e o Yang devem estar sempre em equilíbrio para uma vida saudável.




Lembrando que esta dieta pode levar a perda de peso, no entanto, requer mudanças profundas, relacionadas aos hábitos alimentares, por isso, adotar a dieta macrobiótica exige grande dedicação e compromisso para um estilo de vida.

Os cereais integrais, particularmente o arroz, os vegetais, as leguminosas e algas marinhas são os alimentos básicos da cozinha macrobiótica, obedecendo a sua preparação ao princípio universal de antigas culturas e movimentos místicos religiosos que professam os conhecimentos milenares do “Yin e Yang”, adequado ao equilíbrio do Homem-Natureza e ao ritmo das estações. Outros alimentos, tais como as frutas e produtos animais, são incluídos em maior ou menor quantidade consoante a época do ano, clima, circunstância e condição ou atividade individuais.



Vantagens da Dieta Macrobiótica

A dieta possui como vantagens o consumo de alimentos naturais, além do alto consumo de frutas e vegetais. A dieta também evita o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante e bebidas alcoólicas.

Desvantagens da Dieta Macrobiótica

A dieta possui elevado consumo de carboidratos e cereais, o que não irá ajudar no processo de emagrecimento. Além de possuir um baixo consumo de proteínas. Não é aconselhado fazê-la com o intuito de perda de peso, devido sua complexidade e alto grau de dedicação, o que levará a poucos resultados com relação ao emagrecimento.

Existe por vezes a concepção de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade.

Existe ainda um grupo de alimentos que, apesar de manter características de yin, não são de forma tão típicos e demarcados quanto os anteriores. São por isso chamados de alimentos yin intermediários, e situam-se entre os alimentos yin e os alimentos neutros. São frutas frescas ou secas, algas, cogumelos, legumes de folhas verdes, leguminosas como feijões, soja, ervilhas e lentilhas e iogurte.

Os alimentos com caráteres tipicamente “masculinos” ou yang são as carnes vermelhas, carnes de caça em geral, ovos, queijos curados e sal.

Alimentos que se situam entre os predominantemente yang e os neutros são os alimentos yang intermediários como carnes brancas, pescados incluindo crustáceos e moluscos, queijos frescos, leite e natas.

Ao aderir a uma dieta macrobiótica é suposta uma evolução ao longo de 7 níveis. Os primeiros níveis para um principiante consistem, basicamente, em eliminar os alimentos yin e yang e manter um consumo preferencial de alimentos neutros e intermediários.

Gradualmente vão sendo eliminando também os alimentos intermediários até que seja alcançado o nível 7, que consiste em comer apenas arroz integral, que é definido pelos macrobióticos como o alimento perfeito.


Referências:

http://www.centrovegetariano.org/Article-147-Alimenta%25E7%25E3o%2BMacrobi%25F3tica.html
http://www.e-macrobiotica.com/

 in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/11/2019

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...