segunda-feira, fevereiro 2

BY Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSUTOR ON LINE

Garrafa x Garrafão


Os vinhos brasileiros são diferenciados pela Legislação em Vinhos de Mesa (elaborados com variedades de uvas americanas ou híbridas) e Vinhos Finos (elaborados com uvas viníferas).
Normalmente, a grande parte dos vinhos de garrafão são elaborados com uvas
americanas ou híbridas, que possuem um custo menor em relação às viníferas.
Também cabe explicar que o custo dos vinhos de mesa em garrafão é
proporcionalmente que o em garrafa de 750 mL, pois a embalagem maior é usada para proporcionar um menor custo, o mesmo acontece com os vinhos finos. Além de que, os vinhos finos em garrafão possuem características mais leves,
jovens, sem passagem por longo período em barricas de carvalho, tendo assim,
um menor custo de produção.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTOR ON LINE

Propriedades salutares dos vinhos

Tanto o vinho tinto suave quanto o seco possuem propriedades benéficas do resveratrol. É uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.
A dose diária admitida pelos médicos para ter os efeitos benéficos do vinho é de duas taças para os homens e uma para as mulheres. É importante enfatizar que ocorrem efeitos deletérios do consumo exagerado de álcool à saúde.
Em específico ao vinho suave ou demi-sec, os dois possuem sacarose. Portanto, mais calóricos e com restrição aos diabéticos. Para diabéticos, a melhor opção é vinho seco, que possui no máximo 5 g/L de açúcar. NUNCA consumir vinhos com medicamentos hipoglicemiantes, pois pode ocasionar reações adversas. IMPORTANTE: consulte seu médico, antes de consumir qualquer bebida alcoólica.
by Chef Silvio Cesa dos Santos


CONSULTORIA

Cada vez mais presente nas empresas, os serviços de consultoria caracterizam-se pela realização de diagnósticos e processos e têm o objetivo de identificar soluções e recomendar ações. Com esses dados, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza um determinado projeto de acordo com a necessidade de cada cliente.Vários motivos levam à contratação de um profissional para realizar um trabalho de consultoria. Quando são verificados problemas que demandam know-how específico, a organização necessita da presença de um consultor especialista. Há ainda certos trabalhos cujos funcionários possuem a capacidade para realizá-los, mas, em função das atividades rotineiras, não encontram tempo hábil para executá-los. Nestes casos, o consultor assume o projeto até que ele esteja pronto para ser incorporado.Por outro lado, muitas empresas contratam profissionais que transmitam know-how ao pessoal interno e terceirizado para que os mesmos possam fazer o trabalho. O consultor fica responsável pelo treinamento de equipes em novas técnicas, repassa informações sobre novos produtos e depois presta assessoria complementar para implementação

WS GOLD
Tel:
55(071)3011-5016
9911-3992
8820-0417
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTOR ON LINE

Mentiras sobre vinhos
Vinho, quanto mais velho melhor!..
Nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento.
O envelhecimento proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito.. Durante o envelhecimento algumas características dos vinhos jovens como aromas de frutas frescas são substituídos por aromas mais evoluídos como os de frutas em calda e frutas secas.
Em geral vinhos brancos e espumantes não devem ser guardados, pois suas características mais importantes, o frescor e os aromas de frutas se perdem com o tempo. Somente vinhos brancos de regiões muito especiais, como a Bourgogne, na França, ganham com o tempo. Para saber mais sobre envelhecimentos dos vinhos, visite nossa seção Elaboração.
Vinho tinto deve ser tomado em temperatura ambiente:
Essa afirmação só e verdadeira quando se fala da temperatura ambiente das caves européias, onde o vinho está sempre em torno de 14ºC. Tomar vinho tinto na temperatura ambiente de nosso verão tropical fará com que a emanação alcoólica seja forte demais, impedindo que os outros aromas sejam percebidos adequadamente.
Vinho bom é vinho docinho:
Em geral, os vinhos ao término da fermentação são secos. Todo o açúcar natural das uvas foi transformado em álcool. Os vinhos suaves recebem açúcar depois de prontos, assim como adoçamos o café ou o suco. O açúcar mascara os sabores naturais e engana o paladar.
Vinhos de boa qualidade são secos, pois nenhum enólogo em sã consciência colocaria açúcar em um vinho de qualidade.
Vinho branco bom é aquele de cor amarela bem forte:
Vinhos brancos têm coloração bastante leve, que vai do quase incolor ao amarelo claro, com reflexos esverdeados ou dourados. Eles terão cor amarela forte, dourada, em duas situações: se forem fermentados em barricas ou se sofreram ação do calor e ou da luz direta, ou seja, está deteriorado.
Quem gosta e entende de vinhos é Enólogo:
Uma das confusões mais freqüentes. As pessoas que gostam de vinhos são enófilos. Enólogos são os profissionais que trabalham nas vinícolas e que são responsáveis pela elaboração do vinho.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTORIA ON LINE

Diferença entre enólogo e sommelier
O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução.
Sendo este o responsavel pela produçao e por todos os aspectos relacionados com o produto final, o vinho.
Muitos vezes, o enologo exerce tambem funçoes de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que concebe.
O sommelier é o maître de vinhos de um restaurante e tem as seguintes tarefas: primeiro,elaborar a carta de vinhos do restaurante onde trabalha, de acordo com a bandeira ou o estilo dos pratos. Evidentemente se for de culinária francesa, a carta dará mais ênfase aos vinhos da França etc. Em segundo lugar, fazer a manutenção dos vinhos na adega e as respectivas compras de reposição; em terceiro lugar, fazer o serviço do vinho aos clientes nos horários de funcionamento do restaurante, que compreende desde o atendimento inicial, auxílio da escolha do vinho na carta, seguindo pela abertura da garrafa e o serviço nas taças de modo elegante e preciso. Porém sua principal e mais difícil tarefa é a de fazer o aconselhamento do vinho que melhor se harmonize com o prato solicitado pelo cliente.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTOR ON LINE

Diferença entre Espumante e Champanhe
Vinho espumante é o produto cujo anidrido carbônico é resultante,
unicamente, de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, em garrafa
(Método Champenoise) ou em grande recipiente -tanques de pressão- (Método
Charmat), com graduação alcoólica de 10° a 13° GL, com pressão mínima de
três atmosferas.
A expressão "Champagne" refere-se a região francesa da Champagne, onde os
espumantes levam este nome. Nas demais regiões produtoras os espumantes
recebem outras denominações: cava (Espanha), spumante (Itália), sparkling
wine (Estados Unidos), espumante (Brasil e Portugal).
By Chef Silvio Cesar dos Santos

CONSULTOR ON LINE

DICAS NA HORA DE COMPRAR

Na hora de comprar um espumante observe a garrafa se o nível do liquido não está abaixo do normal e leia o rotulo para ter certeza de que esta levando o produto certo que agrada ao seu paladar. Prefira comprar –lo em estabelecimento crimatizados, nos quais as garrafas se encontradas ao abrigo da luz.
Armazenar
Saiba que o espumante perde qualidade quando guardado por muito tempo. Se quiser ter algumas garrafas de reserva, utilize um local escuro, com temperatura constante e alguma ventilação, mas que não seja muito úmido para não aparecerem bolores que danificarão os rotulos e as rolhas . lembre-se de manter de manter as garrafas deitadas.
Mas não deixe o tempo passar de mais- de três a cinco anos é o limite para o consumo de espumante.
Servir
O ideal é servir o vinho espumante a uma temperatura entre6 e 8 graus- para isso, coloque o vinho em um recipiente com água e gelo por cerca de 15 a 20 minutos. Depois de retirar a garrafa do gelo, incline-a ligeiramente, remova a armação de arame que segura a rolha e pelicula que envolve.
Segure a garrafa com uma mão e com a outra apóie a rolha .
Rolde a garrafa ( se rodar a rolha ela pode se partir). A rolha deve sair lentamente com pouco ruído.
Sirva em taça de vidro alto e estreito (do tipo flûte) para que o liquido perca pouco do gás.
Encha os copos até um pouco mais da metade, evitando que a espuma trasborde.
Nunca sirva espumante com gelo, e jamais nunca mesmo agite a garrafa para criar espuma.

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...