quinta-feira, setembro 3

CAFÉ OU CAFEZINHO II

 

Café expresso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Paixão mundial, o café é uma das bebidas mais consumidas no planeta. No entanto, em diferentes países  existem variações de como servi-lo e cada uma delas tem características bem específicas. 

1. Café coado (ou cafezinho)

É a forma mais comum de servir café no Brasil. Ele é preparado na hora, em coador de pano ou de papel e é uma bebida bastante concentrada. Normalmente, é adoçado, mas isso não é uma regra.

Como é servido

O cafezinho brasileiro é servido na xícara comum de café e deve completar quase todo o recipiente. Ele deve ser servido bem quente. No entanto, a água utilizada para coar o café não deve ultrapassar 98 °C, pois, dessa forma, “queima” as boas propriedades do pó.

Uma boa dica é aquecer a água até borbulhar, desligar o fogo e esperar um minuto antes de preparar a bebida.

Para deixar o gostinho nostálgico ainda mais forte, não há acompanhamento melhor para o café coado do que um pedaço de bolo ou um pão de queijo.

2. Café curto

Nada mais é do que o próprio café espresso, a diferença é a quantidade de bebida a ser servida. Esse café é bem encorpado, em razão do rápido contato com a água durante a preparação.

Conheça as 11 principais formas que o café é servido - Villa Café

Como é servido

Comumente, o café curto é servido na xícara de porcelana de 50 ml, mas a quantidade deve variar entre 25 e 35 ml.

Para preservar a temperatura, é recomendado preaquecer o recipiente, passando água fervente por ele — na verdade, esse é um truque interessante para todos os tipos de café.

Como o sabor do café curto é bem intenso, ele pode ser acompanhado de pequenos biscoitos doces ou chocolates ao leite. Também é muito comum que venha ao lado de uma dose de água com gás, para ajudar a limpar o paladar antes de degustar a bebida.

3. Espresso brasileiro

Enquanto em outros países a quantidade-padrão para o café espresso é 30 ml, aqui no Brasil, essa medida é 50 ml. Isso porque nós estamos mais acostumados a consumir grandes quantidades da bebida.

Como é servido

O espresso brasileiro também é servido na xícara comum de café (50 ml), mas até a sua completude, da mesma forma que o café coado.

Assim como no café curto, o sabor do espresso brasileiro é bem forte e intenso. Por isso, ele também costuma ter acompanhamentos mais doces, porém ligeiramente maiores do que os servidos com o espresso tradicional.

4. Café americano

Aquele café diluído com água quente. Recebeu esse nome por ser muito apreciado nos Estados Unidos, onde os consumidores preferem que a bebida seja mais forte.

Como é servido

A receita do café americano varia de acordo com a preferência de quem vai beber: quanto mais água, mais suave. É preciso apenas obedecer à seguinte regra: a parte de água não pode ser maior que a parte de café.

5. Espresso Panna

Na Itália, é comum servir o café espresso com o acréscimo de panna, uma espécie de leite fresco batido na hora.

Como é servido

Aqui no Brasil, muitas vezes, esse creme fresco é substituído pelo chantilly e a bebida também é conhecida como espresso italiano.

6. Café longo

Esse tipo de café também é diluído em água e é uma espécie de “meio do caminho” entre o curto e o americano.

Como é servido

Diferente do que acontece com o café americano, no qual a quantidade de água depende da preferência de quem o prepara, no café longo a medida deve ser bem pequena, e a quantidade total a ser servida é de 50 ml.

7. Mocha

Também conhecido como mocaccino, o café mocha é uma espécie de variação mais requintada do cappuccino e é servido com leite e chocolate.

Como é servido

Sua montagem é feita com 50 mL de café espresso, meia parte de calda de chocolate e uma medida de leite. A finalização leva espuma de leite e, em alguns casos, chocolate em pó.

8. Cappuccino Italiano

Um dos tipos de café mais conhecidos e apreciados no mundo inteiro, um cappuccino clássico é feito com 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.

Como é servido

Por ser mais suave, o cappuccino deve ser servido em uma xícara maior, com capacidade para 150 a 180 ml. Fora da Itália, é comum encontrar variações que incluam canela e/ou chocolate na receita.

9. Cappuccino Tradicional em Pó (Brasil)

Amado pelos brasileiros, o Cappuccino em Pó é uma mistura instantânea que une café, leite, canela, baunilha e chocolate! Dessa forma, você não precisa ter a técnica de preparo do Cappuccino Italiano e pode apreciar em qualquer ligar.

Coffee types flat collection americano and latte | Premium Vector


Como é servido

Adicione 10g (metade de um sachê) do Cappuccino Villa Café em até 150 ml de leite ou água quente. Misture rapidamente  e então complete com mais 10g (o restante do sachê). Continue dissolvendo até ele ficar cremoso, pronto para beber! Em nosso blog, ensinamos outras receitas deliciosas com o Cappuccino Villa Café!

10. Caffe latte brasileiro

No Brasil, o caffe latte, ou café com leite, ganha vários nomes pelo país. Pingado, média ou cortado, essa é uma das formas de como servir café mais apreciadas pelos brasileiros. No entanto, a quantidade de leite varia de uma receita para a outra.

Para o pingado, a quantidade de café deve ser bem pequena (cerca de meia parte para uma de leite), apenas o necessário para deixar a bebida com a coloração de caramelo. Já para a média, as partes de café e leite devem ser iguais, ao passo que o cortado é o inverso do pingado: apenas um pouco de leite em uma xícara de café,

Como é servido

Bom, já dissemos que o ideal é optar por recipientes de porcelana e preaquecidos, para manter o café quente por mais tempo e, assim, aproveitar melhor os benefícios da bebida.

No entanto, a tradição também deve ser considerada e, aqui no Brasil, é muito comum servir o café com leite no copo americano. Portanto, as duas maneiras são bem aceitas, mas a primeira é mais elegante.

O café com leite brasileiro é servido quente, mas não tão quente quanto o espresso. O leite deve ser fervido separadamente, mas com o cuidado de não ultrapassar o tempo ideal e perder os aromas e sabores característicos da bebida.

Tradicionalmente, o acompanhamento mais comum do café com leite brasileiro é o pão com manteiga. Na chapa, então, a combinação fica deliciosa!

11. Machiatto

É o típico café com leite da Itália. No entanto, a bebida láctea não é servida pura, mas em forma de espuma, deixando a receita um pouco mais refinada.

FONTE:https://villacafe.com.br/

CAFÉ, MUITO ALEM DE SIMPLES BEBIDA I

Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida - Louco do Café

 

Qual é o seu café preferido?

 As variedade de cafés disponíveis no mercado é condicional a sua predileção. Embora em linhas gerais eles sejam subdivididos pelo tipo de grão, origem e pela categoria (Tradicional, Superior, Gourmet e Especial), na prática existem dezenas de variações possíveis – e cada fabricante é livre para explorar os sabores como desejar.

 Quando você toma o seu café, está consumindo grãos que podem ser de duas espécies conhecidas por: Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora). Assim como os nomes são diferentes, também sabemos que ambas têm outras tantas características, responsáveis pelos aromas e sabores do café! 

Grãos de Café: 

Café Arábica

A planta que dá origem a esta variedade do grão é proveniente das montanhas da Etiópia. Sabe-se que a altitude está amplamente relacionada à qualidade do grão produzido; quanto mais alta for a lavoura, maior será a qualidade do grão.

É por esse motivo que os grãos que são cultivados acima de 1.000 metros de altitude, costumam ter um sabor impecável. O café arábica possui 50% menos cafeína, mas possui um teor maior de açúcares, responsáveis pela complexidade de sabores dessa variedade. Os cafés finos produzidos no mundo são das variedades dessa espécie (mundo novo, catuaí amarelo e vermelho, bourbon etc.).

Café Bourbon

Essa é uma das variedades mais conhecidas no mundo! Ela deriva do Arábica e é bastante popular, principalmente, fora do Brasil. Entre as características peculiares que ela possui, estão a presença de notas mais achocolatadas, o aroma bem forte e marcante, e a acidez moderada.

É indicada para pessoas que gostam de explorar um sabor mais leve e adocicado, já que possui notas que lembram o caramelo.

Café Kona

Ele recebe este nome porque é cultivado na cidade de Kona, Havaí. O clima local e o solo vulcânico da região são propícios para o cultivo dessa variedade exótica de arábica.

Se você é fã de um bom café gourmet, então o café Kona será uma experiência inesquecível! Para algumas pessoas, este é o melhor café do mundo!

Café Catuaí

Para que você consiga extrair todo o potencial dessa variedade, é indispensável que seja cultivado em altitudes acima de 900 m! Ele é muito cultivado em nosso país.

Possui acidez moderada e dispensa qualquer adição de açúcar ou adoçante (a seu gosto, claro!), pois possui doçura natural.

Café Acaiá

A variedade Acaiá originou-se de plantas da cultivar Mundo Novo, uma das mais cultivadas aqui no Brasil. Acaiá significa “frutos com sementes grandes” em tupi-guarani, o que caracteriza essa variedade.

Esse tipo de grão é indicado para pessoas que preferem um sabor mais suave, pois costuma apresentar notas que lhe remetem a frutas. Ele tem um sabor achocolatado e acidez média.

Café Robusta

Também conhecido por Conilon, o café selecionado com este tipo de grão tem uma concentração de cafeína bem maior, ou seja, ele é perfeito para pessoas que gostam de um sabor amargo.

A planta Coffea canephora é bastante cultivada em diversos países, principalmente no Vietnã e no Brasil.

Ela se desenvolve com bastante facilidade em regiões com clima quente e úmido, e em altitudes mais baixas, até 600 metros de altitude. Ela também apresenta mais resistência aos ataques de pragas em relação ao café arábica, por isso mesmo torna-se prático e de fácil plantio.

Um de seus usos mais comuns está, justamente, no café instantâneo. Quando adiciona-se este grão ao preparo, percebemos que o café fica mais encorpado e com um sabor mais amargo também.

 FONTE:www.graogourmet.com/

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...