quarta-feira, outubro 7


RACISMO  ESTRUTURAL

O racismo estrutural está EMBUTIDO de forma inconsciente nas pessoas. Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até me emocionei e senti vergonha, porque sempre achei que não era racista até por que sou negro, desde o início, as oportunidades de negros e brancos são diferentes. Como podemos colocar mais negros se eles não aparecem? O ponto de partida já é desigual. O Brasil teve uma escravidão de 350 anos, a maioria é de negros, a maioria na periferia. desprovidos de oportunidade e atenção básica e fundamental para o auto reconhecimento enquanto cidadão e provedor de direitos sociais .O racismo está presente no Brasil desde os tempos coloniais, mas o racismo foi estruturado e  perpetuado na sociedade a partir de um processo de desvalorização e restrição de acesso dos negros a oportunidades de ascensão social, principalmente no processo de abolição da escravidão. O racismo é fruto de um processo histórico e da interpretação deste processo", explica Márcia Lima. "Sempre houve uma enorme depreciação do papel do negro como sujeito ativo da história econômica e social do Brasil, considerando-o sem nenhuma agência, sem a menor possibilidade de lidar com qualquer tipo de transformação que ocorresse na História."

A falta de atitude e o silêncio é o que perpetua o racismo

Segundo a pesquisadora, o racismo estrutural no Brasil é mais do que uma consequência histórica. As dificuldades enfrentadas pela população negra são decorrentes dos mecanismos discriminatórios contemporâneos e não simples legado do passado. A discriminação racial é uma forma de produção e reprodução de desigualdades sociais e de preservação de privilégios e de ganhos materiais e simbólicos. De acordo com a pesquisa "As Faces do Racismo", feita pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA) entre os dias 4 e 5 de junho, 62% dos 3.111 entrevistados acham que o racismo está na sociedade brasileira, enquanto 38% dizem que apenas alguns indivíduos são racistas. Segundo as especialistas, o fato de muitos brasileiros ainda não aceitarem que o racismo é parte da estrutura da sociedade é um dos motivos para a perpetuação da discriminação. 

O Brasil tem uma sofisticação no seu arcabouço legal e nas suas práticas racistas que nunca precisou ter uma placa na porta falando 'proibida a entrada de pessoas negras'. Nunca precisou ter, porque existe uma série de mecanismos que restringem e sempre restringiram o acesso de pessoas a determinados lugares,  Isso no Brasil sempre foi feito, e esse jeito não declarado pauta o nosso racismo até hoje. Por décadas, os anúncios de emprego tinham o termo 'boa aparência'. A 'boa aparência' indicava que precisava ser uma pessoa branca, esse era um combinado implícito na sociedade brasileira que todo mundo entendia exatamente o significado. Hoje em dia, basta colocar: 'Para ocupar essa vaga, a pessoa precisa ter estudado em uma das faculdades de elite e ter inglês fluente.' Pronto, você já traça um risco que impede pessoas negras de acessar esse lugar.


Nenhum comentário:

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...