ESTAGIARIO EM DIREITO, TUDO QUE VOCE PRECISA SABER ?
O estágio é de grande importância para o futuro do universitário, já que é a melhor forma de colocar em prática tudo que está aprendendo. Logo no início do curso superior, uma das primeiras preocupações é como entrar no mercado de trabalho e aumentar a proximidade com a profissão escolhida.
No caso do curso de Direito, isso deve ser feito o quanto antes, mesmo que não seja um estágio remunerado. É exatamente durante o estágio que o jovem consegue ter uma visão prática de toda teoria aprendida durante o curso, onde para muitos faz o que foi aprendido na teoria se tornar muito mais claro através da aplicação prática do conhecimento.
Fazer estágio é desvendar pela primeira vez a profissão que se almeja. Com tantas possibilidades de atuação é comum que os estudantes se questionem quais são as áreas do direito e conhecer as alternativas para a carreira é fundamental para quem ainda não decidiu qual curso escolher ou as pessoas que estão no curso mas ainda não optaram por uma área para se especializarem.
O QUE FAZ UM ESTAGIARIO?
O princípio básico de um estágio é colocar em prática tudo o que o estudante já ouviu na sala de aula. É dessa forma que o aprendizado se torna efetivo e o profissional se desenvolve para a função escolhida.
No estágio de direito, o estudante tem diferentes oportunidades de emprego, como trabalhar em órgãos públicos, empresas e escritórios de advocacia. A realidade é que, quanto mais ampla for a experiência, melhor será a entrada no mercado de trabalho.
Na maioria das vezes, o jovem estagiário ajuda nas rotinas de atendimento a clientes, preparação de defesas, recursos de processos e participa em audiências. Além disso, também realiza pesquisas em doutrina e jurisprudência e controla prazos de processos e pedidos de comparecimento em audiências e diligências técnicas.
QUAIS OS OBJJETIVOS DO ESTAGIARIO?
O principal objetivo é que o jovem adquira experiência e comece a trilhar o caminho da carreira. Começar em um estágio será uma ótima oportunidade de ter relacionamentos consistentes e que ajudem no crescimento profissional. Criar networking qualificado faz com que o profissional absorva mais conhecimento e mostre sua capacidade para o mercado.
Geralmente, as faculdades de Direito estabelecem parcerias com escritórios de advocacia ou com grandes empresas que possuem setor jurídico. Em algumas universidades existe um setor próprio para estágios dentro da graduação, sendo possível aos alunos conferir as vagas disponibilizadas pelo serviço.
Os setores instalados em universidades são responsáveis pela gestão administrativa e pela supervisão acadêmica dos estágios, oferecendo o planejamento, o acompanhamento, a avaliação e validação dos estágios. Mas, cabe ao aluno ir atrás das oportunidades e vivenciar todos os desafios que a profissão proporciona que só foram apresentados em aulas teóricas.
Os conhecimentos adquiridos durante o estágio também irão ajudar na hora de realizar a prova do Exame de Ordem (OAB), potencializar o currículo e criar uma rede de contatos bastante necessária para o futuro profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário