sexta-feira, dezembro 12






CONSULTORIA ON LINE ( Por :Silvio dos Santos)




1) Qual a diferença entre os alimentos "diet" e "light"?

É muito comum a confusão entre as duas expressões. Para ser considerado diet, a fórmula do alimento deve substituir totalmente um dos ingredientes tradicionais de sua composição, como a gordura, o açúcar ou o glúten. Os alimentos diet foram elaborados principalmente para atender às pessoas com restrições nutricionais, como diabéticos, por exemplo.Já os produtos light são aqueles que sofreram redução de, no mínimo, 25% em um de seus ingredientes, como gorduras, açúcares, etc. Os alimentos light estão mais voltados para as pessoas que desejam diminuir a ingestão de calorias.Assim sendo, é importante observar que, nem sempre, os alimentos diet são menos calóricos que os tradicionais. É o que ocorre com chocolates, por exemplo. Um chocolate diet pode ser mais calórico que um chocolate comum. Neste caso, o produto poderá não conter açúcar, mas em compensação, apresentar maior teor de gordura.

2) Posso consumir um produto vencido?

Não. O prazo de validade é estabelecido através de testes que verificam se todas as características sensoriais e de segurança do produto são mantidas dentro do período de tempo estabelecido para sua conservação. Uma vez decorrido este prazo, poderão ocorrer alterações químicas e modificações em suas propriedades características.

3) Qual a diferença entre intoxicação e infecção alimentar?

Na intoxicação, a contaminação ocorre após a ingestão de alimentos que já contêm toxinas produzidas por microorganismos, os quais podem atacar a parede intestinal. Já na infecção, os microorganismos patogênicos são ingeridos com os alimentos contaminados, e passam a produzir toxinas após entrar no organismo da pessoa afetada. Os sintomas de intoxicação aparecem rapidamente (algumas horas após a refeição). Quanto às infecções, o período de incubação é mais longo (alguns dias), uma vez que os germes necessitam de tempo para se multiplicar no aparelho digestivo. No entanto, é importante observar que a pessoa afetada tanto por intoxicação como por infecção pode contaminar outras através de suas fezes.


4) O que é contaminação cruzada?

É todo o tipo de contaminação que ocorre quando misturamos produtos crus de origens diferentes ou quando permitimos que produtos já cozidos entrem em contato com produtos crus. Assim sendo, alguns cuidados devem ser tomados a fim de se evitar a contaminação cruzada, como jamais misturar carne de frango com carne bovina, por exemplo, ou utilizar a mesma tábua de cortar carne que se utilizou no frango cru para se cortar o frango cozido. Do contrário, há riscos de proliferação microbiana e de enfermidade.

Nenhum comentário:

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...