domingo, maio 19

A gastronomia,  profissão

O profissional formado em gastronomia é chamado de gastrônomo. O francês, Jean Anthelme Brillat-Savarin foi um dos primeiros a retratar a gastronomia como uma ciência ou arte, com o livro intitulado “Fisiologia do Paladar”, em 1825.
A arte da gastronomia também motivou nomes célebres como o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci, que criou diversos acessórios para a cozinha, além de ser o precursor de um tipo de culinária chamada “nouvelle cuisine”.

Responsável pela apresentação, sabor e qualidade dos alimentos, é o gastrônomo quem cuida de aspectos como planejamentos de cardápios, compra de ingredientes, cuidado com a conservação dos alimentos, limpeza do espaço de preparação das refeições, finanças e até mesmo contratação de ajudantes.
No currículo de um gastrônomo, se destacam atividades como panificação, confeitaria, preparação de comida vegetariana, internacional, como a japonesa e italiana, e também regional, como os pratos baianos ou mineiros. O profissional pode se especializar em diversas áreas, de acordo com as suas habilidades, aptidões ou aspirações pessoais. Um curso de graduação em Gastronomia tem duração média de quatro anos. Após esse período de formação, o gastrônomo poderá se tornar um chef.
O estudante pode optar ainda por um curso de dois anos ou especializações por horas, gratuitas ou não, oferecidas em instituições por todo o país. As aulas de cada especialidade são mescladas em teóricas e práticas, que vão desde a história da gastronomia até a preparação de diversos tipos de pratos e bebidas. Algumas disciplinas também são essenciais para a área, como gestão financeira, legislação e sociologia.

O campo de atuação para um profissional de gastronomia também é amplo. Antes de se tornar um chef internacional renomado, o gastrônomo pode atuar em diversas áreas como restaurantes, bares, hotéis, empresas e lanchonetes e em diferentes áreas como:
– Chef de cozinha e Chef pâtissier, especialistas, respectivamente, no planejamento e preparação de pratos e cardápios da culinária nacional e internacional e em confeitaria, preparando, bolos, doces e pães.
– Professor: a especialidade requer muito conhecimento teórico e prático e permite a atuação em cursos técnicos e superiores, além de workshops e especializações.
– Consultoria: presta assessoria na gestão, criação e organizações de qualquer tipo de empreendimento culinário, sejam restaurantes ou bares.
– Segurança Alimentar: cuida da vistoria de cozinhas de estabelecimentos, da procedência e qualidade dos alimentos, condições de limpeza e segurança do trabalho em si.
– Desenvolvimento de Produtos: um gastrônomo pode cuidar, ainda, da criação dos próprios produtos e ingredientes que serão fabricados industrialmente e revendidos.
Independente da área de atuação, a profissão de gastrônomo se tornou um marco, desde que a humanidade percebeu que a culinária não serve apenas para nutrir as necessidades do corpo, mas é uma forma de prazer e hedonismo, que se dá pela experimentação de sabores distintos, além de ser uma forma única de conhecer os hábitos e cultura de um povo.
informações colhidas do site :www.resumoescolar.com.br 

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...