
O PRIMEIRO CLIENTE DA SUA EMPRESA É O SEU FUNCIONARIO
Tenho acompanhado certas dificuldades nas maiorias das empresas: Os funcionários são os utilmos a saberem das novidades, das campanhas, dos lançamentos, dos brindes a serem distribuídos e até das dificuldades.
O primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário. Ninguém é cliente final.
O primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário. Ninguém é cliente final.
O consumidor é sempre o cliente direto de algum funcionário, da telefonista, do recepcionista, do manobrista, do garçom, em fim das pessoas que tem contato direto com ele.
Por isso, o funcionário deve ser o primeiro a saber de “tudo”. A receber as informações essências da empresa como novas campanhas, novos produtos, novas formas de apresentar os produtos aos clientes.
Infelizmente isso não acontece.
Semana passada estive em um restaurante badaladíssimo da cidade e pedir informações sobre um item no cardápio é o garçom não soube informar, então pedir que chamasse o chef da cozinha; e o mesmo me disse que o chef não poderia vir para o salão.
Isso sim é que é desperdício!.. As pessoas acham que desperdício e deixar luzes acesa, uma TV ligada sem ninguém assistindo. As pessoas tem cuidado muito das despesas mais visíveis e ao mesmo tempo desperdiçado milhões e milhões em campanhas, em lançamentos mal feitos, pois nunca lançamos o nosso produto primeiro para nossos funcionários, esta é uma falha muito comum nas empresas de diferentes seguimentos.
Por isso, o funcionário deve ser o primeiro a saber de “tudo”. A receber as informações essências da empresa como novas campanhas, novos produtos, novas formas de apresentar os produtos aos clientes.
Infelizmente isso não acontece.
Semana passada estive em um restaurante badaladíssimo da cidade e pedir informações sobre um item no cardápio é o garçom não soube informar, então pedir que chamasse o chef da cozinha; e o mesmo me disse que o chef não poderia vir para o salão.
Isso sim é que é desperdício!.. As pessoas acham que desperdício e deixar luzes acesa, uma TV ligada sem ninguém assistindo. As pessoas tem cuidado muito das despesas mais visíveis e ao mesmo tempo desperdiçado milhões e milhões em campanhas, em lançamentos mal feitos, pois nunca lançamos o nosso produto primeiro para nossos funcionários, esta é uma falha muito comum nas empresas de diferentes seguimentos.
Como podemos querer que nossos garçons e cozinheiros, respirem qualidade em atendimento; como podemos querer que os funcionários acreditem realmente nos produtos que eles preparam e apresentam aos nosso clientes. Se não lhes damos a oportunidade do conhecimento, da informação, da familiaridade com os produtos. É um contra - senso!
Quando lançamos um novo prato no cardápio ou vamos inauguraram restaurante, será que permitimos ou mesmo exigimos que todos os funcionários sejam os primeiros a experimenta-los e opinar, sobre o que acharam o que sentiram
Sem o comprometimento total de todos nossos funcionários é fadado a qualquer empresa a falta de qualidade total . E para que esse comprometimento exista, é preciso que todos os funcionário, do faxineiro ao diretor geral, estejam realmente engajados em um único propósito, comprometimento total em tudo que faz .
Quando lançamos um novo prato no cardápio ou vamos inauguraram restaurante, será que permitimos ou mesmo exigimos que todos os funcionários sejam os primeiros a experimenta-los e opinar, sobre o que acharam o que sentiram
Sem o comprometimento total de todos nossos funcionários é fadado a qualquer empresa a falta de qualidade total . E para que esse comprometimento exista, é preciso que todos os funcionário, do faxineiro ao diretor geral, estejam realmente engajados em um único propósito, comprometimento total em tudo que faz .
Silvio Cesar dos Santos
W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em A&B
Tels:55(071) 99113992
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