A maioria das grandes empresas de hoje, já utilizaram e
muitas, ainda utilizam, o apoio de uma boa consultoria empresarial para atingir
seus objetivos de uma maneira mais rápida e segura. Muitas pessoas, ainda
confundem consultoria empresarial com Auditoria, entretanto há uma grande
diferença entre elas.
A consultoria empresarial é mais abrangente e além de
identificar os problemas, soluciona-os. A Auditoria é mais especifica e voltada
mais para a área contábil, sendo que somente aponta os problemas, mas não os
soluciona.
Deste modo, o empresário deve levar em conta que o consultor
será provisório na empresa, mas que deve fazer a diferença em relação ao
aprendizado, no contexto organizacional. E ainda, para tomar a decisão de qual
consultor contratar, deve considerar suas experiências, os resultados obtidos e
metodologias e processos de consultoria utilizados.
E, além disso, o seu escopo
de trabalho deve envolver a perspectiva humanística e, considerando em todas as
etapas do processo, as pessoas inseridas no negócio e no seu entorno. Isto
porque o equilíbrio entre técnica e percepção humana faz de homens e mulheres
empresários, responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico, econômico, mas,
principalmente humano, no contexto em que atuam, construindo o desenvolvimento.
Vale lembrar que o consultor, no processo do empreendimento é
apenas um coadjuvante, um facilitador, colaborando para as decisões e ações
através sua experiência profissional, conhecimento técnico, ferramentas e
percepções humanas. A consultoria tem o papel de incrementar metodologias e
processos, resultantes da análise de fatos e tendências, de modo que o
empreendedor execute e incorpore ao conhecimento organizacional. E a empresa
deve saber aproveitar esse conhecimento e colocar em prática. Isto porque o
papel do consultor como o próprio nome já diz é o de dar consultas,
aconselhamento e acompanhamento do processo de implantação das mudanças,
devendo o empresário ter conhecimento e saber o que esperar dele.