Nos dias de hoje, existem três tipos de organizações: as que
fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente
se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização moderna que
pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem
acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim
para inovadores. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma
estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos,
seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. A organização
que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode-se ver à mercê
de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; idéias novas
podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que
seus sistemas de distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca
atingir seus objetivos.
O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de
ideias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na
implementação dessas ideias que a organização vai obter o melhor da estratégia.
É necessário observar também que a estratégia precisa ser
constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e
implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é
produto de mecanismos altamente complexos.
Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes.
Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está
relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais,
isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da
prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse
processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica
permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e
reajustes.

O plano estratégico será consubstanciado, então, num
instrumento esclarecedor quanto:
- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- à visão - onde queremos chegar como instituição;
- aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes
para alcançar nossa visão;
- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
- aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que
precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos
estratégicos.
A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as
competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos
coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa
visão.
O que é SWOT:
Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer
análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa
empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para
qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma
multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou
verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.
By: Silvio dos Santos
Empreendedor Digital, consultor e auditor de Qualidade
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