SEGURANÇA ALIMENTAR
Segurança alimentar é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Estas regras são, até certo ponto, internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias. Um conceito importante na garantia de um alimento saudável é o dos "perigos", que podem ser de origem biológica, química ou física.Os riscos de contaminação tem cada dia sido favorecido nas redes fast food , supermercados, padarias, açougues e outros tios de estabelecimentos que comercializam alimentos
sábado, julho 11
quinta-feira, julho 9
O QUE SÃO ALIMENTOS TRANSGÊNICOS?
São criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. A nova tecnologia permite, por exemplo, introduzir um gene humano em um porco; ou um gene de rato, de peixe, de bactéria ou de vírus em espécies de arroz, soja, milho ou trigo. O resultado é um produto transgênico.
Só de olhar não dá para perceber a diferença entre um alimento natural e um transgênico. A engenharia genética, tecnologia aplicada na criação de produtos transgênicos, pode trazer benefícios para a população, como na produção de medicamentos, por exemplo. Antes de ser aprovado para uso, o produto é submetido a rigorosos testes, para garantir que é seguro. O grave problema é que isso não vem acontecendo com os alimentos.
Os produtos transgênicos podem fazer mal a nossa saúde e prejudicar o meio-ambiente. Quando se insere um gene de um ser em outro, novos compostos são formados nesse novo organismo, como proteínas e aminoácidos. Se este organismo modificado geneticamente for um alimento, seu consumo pode:
Desencadear processos alérgicos em massa;
Aumentar a resistência aos antibióticos, quer dizer, pode reduzir ou anular a eficácia dos remédios à base de antibióticos, o que é uma série ameaça à saúde pública;
Aumentar as substâncias tóxicas: existem plantas e micróbios que possuem substâncias tóxicas para se defender de seus inimigos naturais, os insetos, por exemplo. Na maioria das vezes, não fazem mal ao ser humano. No entanto, se o gene de uma dessas plantas ou de um desses micróbios for utilizado em um alimento, é possível que o nível dessas toxinas escape do controle e cause mal a pessoas, a insetos benéficos e a outros animais. Isso já foi constatado com o milho transgênico Bt, que pode matar lagartas de uma espécie de borboleta, a borboleta monarca, que é o agente polinizador (que tem a importante função de fecundar os óvulos);
Provocar o desequilíbrio do meio-ambiente: ao colocar genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos, as pragas e as ervas-daninhas poderão desenvolver a mesma resistência, tornando-se superpragas. Isto vai exigir a aplicação de maiores quantidades de veneno nas plantações, resultando no aumento de resíduos nos alimentos que comemos, poluindo rios e solos, e prejudicando ainda mais o equilíbrio do meio-ambiente.
São criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. A nova tecnologia permite, por exemplo, introduzir um gene humano em um porco; ou um gene de rato, de peixe, de bactéria ou de vírus em espécies de arroz, soja, milho ou trigo. O resultado é um produto transgênico.
Só de olhar não dá para perceber a diferença entre um alimento natural e um transgênico. A engenharia genética, tecnologia aplicada na criação de produtos transgênicos, pode trazer benefícios para a população, como na produção de medicamentos, por exemplo. Antes de ser aprovado para uso, o produto é submetido a rigorosos testes, para garantir que é seguro. O grave problema é que isso não vem acontecendo com os alimentos.
Os produtos transgênicos podem fazer mal a nossa saúde e prejudicar o meio-ambiente. Quando se insere um gene de um ser em outro, novos compostos são formados nesse novo organismo, como proteínas e aminoácidos. Se este organismo modificado geneticamente for um alimento, seu consumo pode:
Desencadear processos alérgicos em massa;
Aumentar a resistência aos antibióticos, quer dizer, pode reduzir ou anular a eficácia dos remédios à base de antibióticos, o que é uma série ameaça à saúde pública;
Aumentar as substâncias tóxicas: existem plantas e micróbios que possuem substâncias tóxicas para se defender de seus inimigos naturais, os insetos, por exemplo. Na maioria das vezes, não fazem mal ao ser humano. No entanto, se o gene de uma dessas plantas ou de um desses micróbios for utilizado em um alimento, é possível que o nível dessas toxinas escape do controle e cause mal a pessoas, a insetos benéficos e a outros animais. Isso já foi constatado com o milho transgênico Bt, que pode matar lagartas de uma espécie de borboleta, a borboleta monarca, que é o agente polinizador (que tem a importante função de fecundar os óvulos);
Provocar o desequilíbrio do meio-ambiente: ao colocar genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos, as pragas e as ervas-daninhas poderão desenvolver a mesma resistência, tornando-se superpragas. Isto vai exigir a aplicação de maiores quantidades de veneno nas plantações, resultando no aumento de resíduos nos alimentos que comemos, poluindo rios e solos, e prejudicando ainda mais o equilíbrio do meio-ambiente.
O que é alimentação enriquecida?
A alimentação enriquecida é aquela que combina vários alimentos, principalmente as partes mais nutritivas fazendo um aproveitamento integral deles. Pressupõe um acesso à informação sobre qualidade, valor nutritivo de cada alimento, forma de preparar e de consumir de forma que se preserve esta qualidade. É uma forma de preparar o alimento adequado para qualquer ser humano
A HIGIENE
A higiene deve ser entendida como um modo de estar e não um conjunto de regras e obrigações.Sempre que um consumidor pretende adquirir ou consumir um género alimentício parte do princípio que este se encontra em boas condições higiénicas. Contudo, esta não é a realidade, pois com frequência surgem situações relacionadas com intoxicações alimentares.Sendo os alimentos uma necessidade básica para o Homem, não faz sentido falar-se de qualidade de vida se não se preservarem as condições higiénicas dos alimentos.Define-se HIGIENE como o conjunto de regras práticas que têm por objectivo proteger a saúde e prevenir a doença, evitando a deterioração dos alimentos e prevenindo qualquer possível risco para a saúde pública.O conceito de higiene deve ser considerado como um factor de produção, cujo objectivo final é a produção de bens de consumo, alimentos sãos.A microbiologia e a higiene alimentar estão relacionadas e têm como objectivo principal conhecer os microrganismos e as práticas incorrectas que podem vir a alterar os alimentos, e, por conseguinte, a saúde dos consumidores.O cumprimento das regras de higiene é fundamental para a boa qualidade dos alimentos e para a saúde dos consumidores. Má higiene dos manipuladores de alimentos, dos equipamentos e das instalações onde se preparam géneros alimentares são causa frequente de doença nos consumidores. Em seguida, serão abordados alguns aspectos relacionados com a higiene dos trabalhadores, dos equipamentos e das instalações.
A higiene deve ser entendida como um modo de estar e não um conjunto de regras e obrigações.Sempre que um consumidor pretende adquirir ou consumir um género alimentício parte do princípio que este se encontra em boas condições higiénicas. Contudo, esta não é a realidade, pois com frequência surgem situações relacionadas com intoxicações alimentares.Sendo os alimentos uma necessidade básica para o Homem, não faz sentido falar-se de qualidade de vida se não se preservarem as condições higiénicas dos alimentos.Define-se HIGIENE como o conjunto de regras práticas que têm por objectivo proteger a saúde e prevenir a doença, evitando a deterioração dos alimentos e prevenindo qualquer possível risco para a saúde pública.O conceito de higiene deve ser considerado como um factor de produção, cujo objectivo final é a produção de bens de consumo, alimentos sãos.A microbiologia e a higiene alimentar estão relacionadas e têm como objectivo principal conhecer os microrganismos e as práticas incorrectas que podem vir a alterar os alimentos, e, por conseguinte, a saúde dos consumidores.O cumprimento das regras de higiene é fundamental para a boa qualidade dos alimentos e para a saúde dos consumidores. Má higiene dos manipuladores de alimentos, dos equipamentos e das instalações onde se preparam géneros alimentares são causa frequente de doença nos consumidores. Em seguida, serão abordados alguns aspectos relacionados com a higiene dos trabalhadores, dos equipamentos e das instalações.
sexta-feira, maio 29
O que muitas pessoas não percebem é que a quantia certa de espuma - entre um e
dois dedos de altura, dependendo da cerveja - é crítica. Ela atrai a atenção (e produz
um grande bigode de cerveja!) e, o mais importante, evita que a cerveja fique
totalmente sem gás e apresente gosto metálico devido à oxidação, dizem os peritos.
Atualmente, servir uma gelada envolve matemática e ciência, mas de um modo agradável. Cada marca tem seu próprio copo para beber - em forma de tulipa para alguns, com paredes
paralelas para outros; temperatura para servir e técnica correta para encher o copo.
Fonte: BelgianShop WeekLetter 1373
Traduzido e adaptado por Matthias R. Reinold
dois dedos de altura, dependendo da cerveja - é crítica. Ela atrai a atenção (e produz
um grande bigode de cerveja!) e, o mais importante, evita que a cerveja fique
totalmente sem gás e apresente gosto metálico devido à oxidação, dizem os peritos.
Atualmente, servir uma gelada envolve matemática e ciência, mas de um modo agradável. Cada marca tem seu próprio copo para beber - em forma de tulipa para alguns, com paredes
paralelas para outros; temperatura para servir e técnica correta para encher o copo.
Fonte: BelgianShop WeekLetter 1373
Traduzido e adaptado por Matthias R. Reinold
domingo, maio 3
Este blog foi criado para proporcionar a todos os visitantes, profissionais, estudantes e simpatizantes da boa gastronomia, uma melhor interação e acréscimo de conhecimentos a tudo que se relaciona ao prazer de comer e beber bem.
Aqui, os visitantes poderão encontrar receitas e dicas internacionais, novas técnicas, introdução ao mundo dos vinhos, e críticas relativas a assuntos ligados diretamente ao serviço de Alimentos e Bebidas.
Aqui, os visitantes poderão encontrar receitas e dicas internacionais, novas técnicas, introdução ao mundo dos vinhos, e críticas relativas a assuntos ligados diretamente ao serviço de Alimentos e Bebidas.
sábado, maio 2
Consultoria e assessoria em A&B
www.wsgold.com.brsilvio@wsgold.com,br
silviosantos618@hotmail.com
Tels:71 3011- 5016
(71) 9911-3993
Vantagens para se contratar a WS GOLD GOURMET
-Assiduidade em segurança alimentar
- Aumento da lucratividade e da fidelização dos clientes
- Redução da rotatividade dos funcionários
- Redução de custos com matérias primas
Melhoria contínua dos procedimentos operacionais
As empresas bem sucedidas visam aprimorar, continuamente, o desempenho de toda a
organização, buscando identificar novas formas de trabalhar com maior eficácia, eficiência e
rapidez, promovendo a satisfação dos clientes, mantendo o negócio rentável e em constante
transformação. Esse desafio é atingido através de um sistema de gestão abrangente, que
incorpore as tendências modernas de gestão de negócio e busque o equilíbrio no atendimento
das necessidades dos clientes interno e externo.
O DIFERENCIAL
O que faz os clientes retornarem a um Restaurante sem dúvida, a qualidade dos produtos que ele comercializa, as facilidades que a casa oferece, tanto em formas de pagamento quanto em serviços e, principalmente, o tratamento dado aos clientes por parte dos funcionários.
Contudo, como podemos vislumbrar no mercado atual, os fatores preço e qualidade do produto deixaram de ser um diferencial para tornar-se uma obrigação e para que as empresas consigam sobreviver nesta nova era a qualidade no atendimento se tornou este diferencial. Aliás, tem-se falado muito em atendimento de qualidade, mas o que significa realmente qualidade? "
Qualidade significa satisfazer o cliente atendendo todas as suas necessidades". Partindo deste principio criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e a empresa, dentre elas podemos destacar: ·Satisfação: Suprir as necessidades do cliente. -Fidelização: Tornar o cliente fiel ao seu produto/marca. ·Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.
É com essa proposta que a WS GOLD GOURMET, uma empresa de consultoria e treinamento em gestão de alimentos e bebidas, coloca-se a disposição para uma apresentação de seu leque de serviços.
Silvio César dos Santos
W.S. GOLD GOURMET
Consultoria e assessoria em A&B
www.wsgold.com.br
silvio@wsgold.com,br
silviosantos618@hotmail.com
Tels:71 3011- 5016
(71) 9911-3993
É com essa proposta que a WS GOLD GOURMET, uma empresa de consultoria e treinamento em gestão de alimentos e bebidas, coloca-se a disposição para uma apresentação de seu leque de serviços.
Silvio César dos Santos
W.S. GOLD GOURMET
Consultoria e assessoria em A&B
www.wsgold.com.br
silvio@wsgold.com,br
silviosantos618@hotmail.com
Tels:71 3011- 5016
(71) 9911-3993
SEGURANÇA ALIMENTAR
Segurança alimentar é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Estas regras são, até certo ponto, internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias. Um conceito importante na garantia de um alimento saudável é o dos "perigos", que podem ser de origem biológica, química ou física.
Os riscos de contaminação tem cada dia sido favorecido nas redes fast food , supermercados, padarias, açougues e outros tios de estabelecimentos que comercializam alimentos
Os riscos de contaminação tem cada dia sido favorecido nas redes fast food , supermercados, padarias, açougues e outros tios de estabelecimentos que comercializam alimentos
terça-feira, março 24
by: Silvio Cesar
PARA INICIANTES
Os iniciantes no vinho quase sempre preferem ou começam tomando vinhos doces.
Para os paladares ainda não habituados ao tanino, acidez e outras sensações proporcionadas pelos vinhos secos, o açúcar é um aliado que amacia a presença na boca e traz sensações familiares, similares aos sucos e refrigerantes.
Porém, os vinhos doces constituem um grupo especial, destinado a acompanhar pratos doces, geralmente as sobremesas, ou em brindes e festas com serviço de doces e bombons.
Acompanhando frutas frescas ou cristalizadas formam um elegante par, para manhãs divertidas na praia ou na piscina. Em sobremesas, combine vinhos doces aromáticos com tortas e bolos com frutas e creme, numa perfeita tentação gastronômica rica, diferente e bastante divertida !
Espumantes Moscatel
Elaborados pelo método Asti um produto típico do norte da Itália, que explora todo o traço aromático da uva Moscatel.
Apesar de serem espumantes, são produzidos em uma única fermentação, repousando em baixas temperaturas para concentrar todo o potencial aromático.
O açúcar dessses espumantes é natural, vindo da propria uva graças à interrupção da fermentação em meio ao processo. Essa técnica também cria um outra característico
desses vinhos: baixo teor alcóolico, entre 6 e 8 graus.
Porisso é uma bebida leve, saborosa e informal, agradando bastante ao público feminino (sem preconceitos !)
Vinhos doces ou suaves ?
Muito importante explicar a diferença.
Vinhos doces podem ser produzidos por dois métodos:
1 - usar o açúcar natural da uva, interrompendo a fermantação
antes de seu término. Nessa caso, são chamados de vinhos
doces naturais, vinhos licorosos ou de sobremesa.
Diversas técnicas são utilizadas nos vinhedos para essa finalidade,
saiba mais sobre vinhos doces naturais no site da
Academia do Vinho - Elaboração.
2 - Adicionar açúcar após o final da fermentação, “adoçando”
o vinho. Nesse caso temos os vinhos ditos suaves.
Os resultados são diferentes, pois o açúcar natural da uva é
mais delicado e rico, preservando- se aromas naturais no processo.
os vinhos suaves são apenas vinhos secos adoçados artificialmente,
podendo ter alguma parcela de açúcar natural.
Vinhos Aromáticos.
Para os paladares ainda não habituados ao tanino, acidez e outras sensações proporcionadas pelos vinhos secos, o açúcar é um aliado que amacia a presença na boca e traz sensações familiares, similares aos sucos e refrigerantes.
Porém, os vinhos doces constituem um grupo especial, destinado a acompanhar pratos doces, geralmente as sobremesas, ou em brindes e festas com serviço de doces e bombons.
Acompanhando frutas frescas ou cristalizadas formam um elegante par, para manhãs divertidas na praia ou na piscina. Em sobremesas, combine vinhos doces aromáticos com tortas e bolos com frutas e creme, numa perfeita tentação gastronômica rica, diferente e bastante divertida !
Espumantes Moscatel
Elaborados pelo método Asti um produto típico do norte da Itália, que explora todo o traço aromático da uva Moscatel.
Apesar de serem espumantes, são produzidos em uma única fermentação, repousando em baixas temperaturas para concentrar todo o potencial aromático.
O açúcar dessses espumantes é natural, vindo da propria uva graças à interrupção da fermentação em meio ao processo. Essa técnica também cria um outra característico
desses vinhos: baixo teor alcóolico, entre 6 e 8 graus.
Porisso é uma bebida leve, saborosa e informal, agradando bastante ao público feminino (sem preconceitos !)
Vinhos doces ou suaves ?
Muito importante explicar a diferença.
Vinhos doces podem ser produzidos por dois métodos:
1 - usar o açúcar natural da uva, interrompendo a fermantação
antes de seu término. Nessa caso, são chamados de vinhos
doces naturais, vinhos licorosos ou de sobremesa.
Diversas técnicas são utilizadas nos vinhedos para essa finalidade,
saiba mais sobre vinhos doces naturais no site da
Academia do Vinho - Elaboração.
2 - Adicionar açúcar após o final da fermentação, “adoçando”
o vinho. Nesse caso temos os vinhos ditos suaves.
Os resultados são diferentes, pois o açúcar natural da uva é
mais delicado e rico, preservando- se aromas naturais no processo.
os vinhos suaves são apenas vinhos secos adoçados artificialmente,
podendo ter alguma parcela de açúcar natural.
Vinhos Aromáticos.
Por definição, uvas aromáticas são aquelas que passam aos vinhos os
aromas e sabores presentes na uva, o que não acontece com a maioria
das variedades. As mais difundidas variedades aromáticas são a Moscatel, a Gewürztraminer e a Malvasia.
A Moscatel é muito famosa por sua presença nos espumantes tipo Asti e nos vinhos de sobremesa europeus, os Muscats (FR) e Moscatos (IT) sendo os mais difundidos.
Os vinhos produzidos com essas variedades são marcados pelo traço aromático, situado entre flores e frutas delicadas
aromas e sabores presentes na uva, o que não acontece com a maioria
das variedades. As mais difundidas variedades aromáticas são a Moscatel, a Gewürztraminer e a Malvasia.
A Moscatel é muito famosa por sua presença nos espumantes tipo Asti e nos vinhos de sobremesa europeus, os Muscats (FR) e Moscatos (IT) sendo os mais difundidos.
Os vinhos produzidos com essas variedades são marcados pelo traço aromático, situado entre flores e frutas delicadas
sábado, março 21
NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO
Visitas e auditorias técnicas são realizadas com o objetivo de conhecer estabelecimento e a equipe. Durante o processo de atendimento é elaborado um plano de ação, a fim de desenvolver projetos individualizados, proporcionando desta forma um atendimento diferenciado e personalizado para cada cliente, visando atender as exigências das normas de segurança alimentar, higiene, bom atendimento ao cliente e como conseqüência, melhorando o ambiente de trabalho. Desta forma os clientes poderão contar com a QUALIDADE DE EXCELÊNCIA WS GOLD.
Visitas e auditorias técnicas são realizadas com o objetivo de conhecer estabelecimento e a equipe. Durante o processo de atendimento é elaborado um plano de ação, a fim de desenvolver projetos individualizados, proporcionando desta forma um atendimento diferenciado e personalizado para cada cliente, visando atender as exigências das normas de segurança alimentar, higiene, bom atendimento ao cliente e como conseqüência, melhorando o ambiente de trabalho. Desta forma os clientes poderão contar com a QUALIDADE DE EXCELÊNCIA WS GOLD.
Também as margens de negociação se tornam mais longas, nossa perspectiva temporal muda; do “para ontem” passamos “para o anteontem”. Quem é mais rápido no gatilho vence o duelo. Quem sabe esperar compra melhor.
É um caso típico em que o poder mudou de lado.
Se você tem o hábito de ser o profeta da catástrofe, tome cuidado! Assim fazendo você entra, de novo, na vala comum. Procure ver e divulgar aspectos, informações positivas. Todos vão de lembrar mais de você. Um comportamento contrário afasta as pessoas de suas relações. Uma postura consultiva, de solucionador de problemas, se torna mais eficaz.
A tendência maior de todos é de pensar e agir mais a curto prazo na busca de resultados tangíveis (mais quantitativos do que qualitativos). Chamamos tal comportamento de “síndrome do papel higiênico”; compramos um artigo inferior, para termos / divulgarmos reduções de custos. Isso cheira a desespero. Aqui vale, mais do que nunca, o princípio de Pareto: 20% de nossas ações são responsáveis por 80% de nossos resultados.
Seu tempo está sobrando? Pense em fazer aquilo que deixava de lado quando não tinha tempo. Volte a pensar um pouco em sua família, dedique mais tempo para o benchmarking, aumente seu networking, fique mais “visível” para sua empresa e para o mercado.
Para terminar, vamos retomar o que dissemos no início. As crises têm fim, trazem sempre lições que podem nos ajudar a equacionar problemas antes insolúveis, forçam as pessoas a sair de sua zona de conforto e podem servir para mostrar (ou não) que a função treinamento pode ser mais centro de lucros do que de custos.
De (Luiz A. Costacurta)
É um caso típico em que o poder mudou de lado.
Se você tem o hábito de ser o profeta da catástrofe, tome cuidado! Assim fazendo você entra, de novo, na vala comum. Procure ver e divulgar aspectos, informações positivas. Todos vão de lembrar mais de você. Um comportamento contrário afasta as pessoas de suas relações. Uma postura consultiva, de solucionador de problemas, se torna mais eficaz.
A tendência maior de todos é de pensar e agir mais a curto prazo na busca de resultados tangíveis (mais quantitativos do que qualitativos). Chamamos tal comportamento de “síndrome do papel higiênico”; compramos um artigo inferior, para termos / divulgarmos reduções de custos. Isso cheira a desespero. Aqui vale, mais do que nunca, o princípio de Pareto: 20% de nossas ações são responsáveis por 80% de nossos resultados.
Seu tempo está sobrando? Pense em fazer aquilo que deixava de lado quando não tinha tempo. Volte a pensar um pouco em sua família, dedique mais tempo para o benchmarking, aumente seu networking, fique mais “visível” para sua empresa e para o mercado.
Para terminar, vamos retomar o que dissemos no início. As crises têm fim, trazem sempre lições que podem nos ajudar a equacionar problemas antes insolúveis, forçam as pessoas a sair de sua zona de conforto e podem servir para mostrar (ou não) que a função treinamento pode ser mais centro de lucros do que de custos.
De (Luiz A. Costacurta)
terça-feira, fevereiro 17
by Chef: Silvio Cesar dos Santos
As ervas e especiarias percorreram um longo caminho até chegar às mesas brasileiras. Muitas sementes vieram a bordo de velhos galeões e aqui foram plantadas por nossos antepassados potugueses, que nos deixaram como herança o gosto pela cozinha, os pratos temperados com sabor e arte. Não é dificil usá-las. Basta um pouco de bom senso, alguma fantasia e uma pitada de audácia. Nas feiras há uma boa quantidade de verdes ervinhas, e as prateleiras dos supermercados estão cheias de atraentes vidrinhos com folhinhas secas e sementes perfumadas. Parecem porções mágicas e na verdade são.
by Chef: Silvio Cesar dos Santos
ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE O USO DAS ERVAS E ESPECIARIAS
–açafrão: arroz, massas, sopas, carnes e bolos
–aipo ou salsão: ensopados molhos, saladas, carnes
–alecrim ou rosmarino: molho, carnes e peixes
–alfavaca: carnes, aves legumes secos
–alho: carnes em geral, refogados, molho, etc..
–alho-porro: sopas, ensopados refogados
–anis: peixes, mainadas, sopas, bolos, biscoitos e pães
–baunilha: bolos, doces, cremes e licores
–canela: doces, bolos e cremes
–cebola: carnes em geral, aves, peixes ensopados, refogados, molhos, sopas
–açafrão: arroz, massas, sopas, carnes e bolos
–aipo ou salsão: ensopados molhos, saladas, carnes
–alecrim ou rosmarino: molho, carnes e peixes
–alfavaca: carnes, aves legumes secos
–alho: carnes em geral, refogados, molho, etc..
–alho-porro: sopas, ensopados refogados
–anis: peixes, mainadas, sopas, bolos, biscoitos e pães
–baunilha: bolos, doces, cremes e licores
–canela: doces, bolos e cremes
–cebola: carnes em geral, aves, peixes ensopados, refogados, molhos, sopas
-cebolinha: omeletes, sopas, saladas, carnes, refogados
–cominho: carnes, aves, sopas, leguminosas, pães, queijos
–cravo-da-índia: compotas, pudins, bolos, vinha-d’alhos
–endro ou aneto (dill): repolho, molhos, peixes, batatas
–erva-cidreira: sopas, ensopados, saladas
–erva-doce ou funcho: saladas, peixes, assados, pães, molhos
–gengibre: picles, ensopados, doces, pães, bebidas
–gergelim sésamo: pães, bolos, biscoitos, pratos arabes e judeus
–hortelã ou menta: saladas, carnes assadas, molhos, doces, bebidas, pratos árabes
–louro: sopas, leguminosas, molhos, vinha-d’alhos em geral
–manjericão ou basilicão: saladas, molhos, tomates, fritadas, ovos mexidos, sopas
–manjerona: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, conservas, carnes frias, salsicharia, molhos
–noz-moscada: peixes, pratos com queijo, molhos brancos, pure e nhoques de batata
–orégano: ensopados, peixes, saladas, molhos, massas, pizzas, sopas
–pimenta do reino: em quase todos os pratos salgados
–raiz-forte: sopas, molhos, peixes
–salsa: em quase tudo, menos doces
--sálvia: em quase tudo, memos doces
–segurelha: leguminosas, salsicharia, peixes
–tomilho: carnes, peixes, salada, ovos, queijos
–urucum: arroz, sopas, molhos e aves.
–cravo-da-índia: compotas, pudins, bolos, vinha-d’alhos
–endro ou aneto (dill): repolho, molhos, peixes, batatas
–erva-cidreira: sopas, ensopados, saladas
–erva-doce ou funcho: saladas, peixes, assados, pães, molhos
–gengibre: picles, ensopados, doces, pães, bebidas
–gergelim sésamo: pães, bolos, biscoitos, pratos arabes e judeus
–hortelã ou menta: saladas, carnes assadas, molhos, doces, bebidas, pratos árabes
–louro: sopas, leguminosas, molhos, vinha-d’alhos em geral
–manjericão ou basilicão: saladas, molhos, tomates, fritadas, ovos mexidos, sopas
–manjerona: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, conservas, carnes frias, salsicharia, molhos
–noz-moscada: peixes, pratos com queijo, molhos brancos, pure e nhoques de batata
–orégano: ensopados, peixes, saladas, molhos, massas, pizzas, sopas
–pimenta do reino: em quase todos os pratos salgados
–raiz-forte: sopas, molhos, peixes
–salsa: em quase tudo, menos doces
--sálvia: em quase tudo, memos doces
–segurelha: leguminosas, salsicharia, peixes
–tomilho: carnes, peixes, salada, ovos, queijos
–urucum: arroz, sopas, molhos e aves.
domingo, fevereiro 15
CRESCIMENTO COM RESPONSABILIDADE
O turismo é hoje o terceiro setor em volume de negócios no mundo, perdendo apenas para as indústrias de armamento e petróleo. Alem de crescer a um ritmo acelerado, ao contrario dos outros dois setores, não polui, gera prazer, cultura, distribui renda e contribui para o desenvolvimento harmonioso da sociedade. Infelizmente o Brasil é um dos países que menos recebem turistas. Em 2007 apenas 1.82 milhões estiveram em nosso país, contra 2,4 milhões no pequeno uruguai, apesar de suas magnificas atrações naturais, como o pantanal, a Floresta Amazônica, as cataratas do Iguaçu os 7 mil quilômetros de praias, além da rica e variedade vida noturna e gastronômica de suas grandes cidades espera-se, a médioprazo, um momento significativo não apenas de turistas estrangeiros, como também de brasileiros.
O sucesso em qualquer ramo de atividade econômica não está apenas na competência para lidar com o presente, mais também na visão global, no planejamento estratégico, na percepção das tendências do mercado e na evolução da tecnologia, legislação, teórica e administrativa e de marketing dos produtos e serviços.
Além da evolução dos restaurantes sofisticados e do setor de fast food nos shopping, também assistiremos à ampliação das redes de bares e restaurante que se expandirão pelo sistema de filiais ou franquias. Essa expansão se dará graças a conceitos estudados e padronizados, cardápios, decoração e preço estabelecidos por pesquisas de mercado, à força do marketing integrado e às possibilidades de suporte financeiro e de recursos e outras vantagens das operações características da economia de escala.
O momento e de focarmos todo o potencial nos chamados centro de formação e capacitação profissional e avaliarmos os critérios utilizados, a forma que isso tem sido aplicado no mercado atual, se pode melhorar, como pode ser feito melhor ou se o momento é mesmo de buscarmos , as entidades representativas das classes envolvidas e desenhar um plano de ação imediata.
Contudo, como podemos vislumbrar no mercado atual, os fatores preço e qualidade do produto deixaram de ser um diferencial para tornar-se uma obrigação e para que as empresas consigam sobreviver nesta nova era a qualidade no atendimento se tornou este diferencial. Aliás, tem-se falado muito em atendimento de qualidade, mas o que significa realmente qualidade? "Qualidade significa satisfazer o cliente atendendo todas as suas necessidades". Partindo deste principio criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e a empresa, dentre elas podemos destacar: ·Satisfação: Suprir as necessidades do cliente. -Fidelização: Tornar o cliente fiel ao seu produto/marca. ·Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.
Consultor em Alimentos e bebidas, Gestão de negócios :
Silvio Cesar dos Santos
W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em
ww.wsgoldgourmet.com.br
O sucesso em qualquer ramo de atividade econômica não está apenas na competência para lidar com o presente, mais também na visão global, no planejamento estratégico, na percepção das tendências do mercado e na evolução da tecnologia, legislação, teórica e administrativa e de marketing dos produtos e serviços.
Além da evolução dos restaurantes sofisticados e do setor de fast food nos shopping, também assistiremos à ampliação das redes de bares e restaurante que se expandirão pelo sistema de filiais ou franquias. Essa expansão se dará graças a conceitos estudados e padronizados, cardápios, decoração e preço estabelecidos por pesquisas de mercado, à força do marketing integrado e às possibilidades de suporte financeiro e de recursos e outras vantagens das operações características da economia de escala.
O momento e de focarmos todo o potencial nos chamados centro de formação e capacitação profissional e avaliarmos os critérios utilizados, a forma que isso tem sido aplicado no mercado atual, se pode melhorar, como pode ser feito melhor ou se o momento é mesmo de buscarmos , as entidades representativas das classes envolvidas e desenhar um plano de ação imediata.
Contudo, como podemos vislumbrar no mercado atual, os fatores preço e qualidade do produto deixaram de ser um diferencial para tornar-se uma obrigação e para que as empresas consigam sobreviver nesta nova era a qualidade no atendimento se tornou este diferencial. Aliás, tem-se falado muito em atendimento de qualidade, mas o que significa realmente qualidade? "Qualidade significa satisfazer o cliente atendendo todas as suas necessidades". Partindo deste principio criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e a empresa, dentre elas podemos destacar: ·Satisfação: Suprir as necessidades do cliente. -Fidelização: Tornar o cliente fiel ao seu produto/marca. ·Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.
Consultor em Alimentos e bebidas, Gestão de negócios :
Silvio Cesar dos Santos
W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em
ww.wsgoldgourmet.com.br
Tels:55(071) 99113992
55(071) 30115016
By Chef Silvio Cesar dos Santos
O PRIMEIRO CLIENTE DA SUA EMPRESA É O SEU FUNCIONARIO
Silvio Cesar dos Santos
W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em A&B
O PRIMEIRO CLIENTE DA SUA EMPRESA É O SEU FUNCIONARIO
Tenho acompanhado certas dificuldades nas maiorias das empresas: Os funcionários são os utilmos a saberem das novidades, das campanhas, dos lançamentos, dos brindes a serem distribuídos e até das dificuldades.
O primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário. Ninguém é cliente final.
O primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário. Ninguém é cliente final.
O consumidor é sempre o cliente direto de algum funcionário, da telefonista, do recepcionista, do manobrista, do garçom, em fim das pessoas que tem contato direto com ele.
Por isso, o funcionário deve ser o primeiro a saber de “tudo”. A receber as informações essências da empresa como novas campanhas, novos produtos, novas formas de apresentar os produtos aos clientes.
Infelizmente isso não acontece.
Semana passada estive em um restaurante badaladíssimo da cidade e pedir informações sobre um item no cardápio é o garçom não soube informar, então pedir que chamasse o chef da cozinha; e o mesmo me disse que o chef não poderia vir para o salão.
Isso sim é que é desperdício!.. As pessoas acham que desperdício e deixar luzes acesa, uma TV ligada sem ninguém assistindo. As pessoas tem cuidado muito das despesas mais visíveis e ao mesmo tempo desperdiçado milhões e milhões em campanhas, em lançamentos mal feitos, pois nunca lançamos o nosso produto primeiro para nossos funcionários, esta é uma falha muito comum nas empresas de diferentes seguimentos.
Por isso, o funcionário deve ser o primeiro a saber de “tudo”. A receber as informações essências da empresa como novas campanhas, novos produtos, novas formas de apresentar os produtos aos clientes.
Infelizmente isso não acontece.
Semana passada estive em um restaurante badaladíssimo da cidade e pedir informações sobre um item no cardápio é o garçom não soube informar, então pedir que chamasse o chef da cozinha; e o mesmo me disse que o chef não poderia vir para o salão.
Isso sim é que é desperdício!.. As pessoas acham que desperdício e deixar luzes acesa, uma TV ligada sem ninguém assistindo. As pessoas tem cuidado muito das despesas mais visíveis e ao mesmo tempo desperdiçado milhões e milhões em campanhas, em lançamentos mal feitos, pois nunca lançamos o nosso produto primeiro para nossos funcionários, esta é uma falha muito comum nas empresas de diferentes seguimentos.
Como podemos querer que nossos garçons e cozinheiros, respirem qualidade em atendimento; como podemos querer que os funcionários acreditem realmente nos produtos que eles preparam e apresentam aos nosso clientes. Se não lhes damos a oportunidade do conhecimento, da informação, da familiaridade com os produtos. É um contra - senso!
Quando lançamos um novo prato no cardápio ou vamos inauguraram restaurante, será que permitimos ou mesmo exigimos que todos os funcionários sejam os primeiros a experimenta-los e opinar, sobre o que acharam o que sentiram
Sem o comprometimento total de todos nossos funcionários é fadado a qualquer empresa a falta de qualidade total . E para que esse comprometimento exista, é preciso que todos os funcionário, do faxineiro ao diretor geral, estejam realmente engajados em um único propósito, comprometimento total em tudo que faz .
Quando lançamos um novo prato no cardápio ou vamos inauguraram restaurante, será que permitimos ou mesmo exigimos que todos os funcionários sejam os primeiros a experimenta-los e opinar, sobre o que acharam o que sentiram
Sem o comprometimento total de todos nossos funcionários é fadado a qualquer empresa a falta de qualidade total . E para que esse comprometimento exista, é preciso que todos os funcionário, do faxineiro ao diretor geral, estejam realmente engajados em um único propósito, comprometimento total em tudo que faz .
Silvio Cesar dos Santos
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sábado, fevereiro 14
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Consultoria e Assessoria para Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares
A W.S.GOLD GOURMET presta assessoria através do aperfeiçoamento dos processos produtivos, adequando os estabelecimentos às exigências da legislação vigente, elevando a competitividade das empresas que fabriquem, comercializem ou armazenem alimentos, melhorando assim seus produtos.Criação e elaboração de cardápios, desenvolvimento de novas tendências gastronômicas.
Implantação de Boas Práticas na Manipulação e Distribuição de Alimentos;
Cursos de Higiene e Segurança Alimentar;
Elaboração do Manual de Boas Práticas;
Implantação de Impressos para controle das atividades desenvolvidas:
Fichas de Receitas Padronizadas;
Procedimentos Operacionais Padronizados;
Renovação e Atualização de cardápios (per capita, custos), considerando as características necessárias dos serviços, de sua localização, dos utensílios, máquinas e equipamentos utilizados;
Orientação e Coordenação dos funcionários que desenvolvem atividades inerentes aos serviços de alimentação.
Elaboração de Manual de Boas Práticas e POPs;
Análise do seu estabelecimento e relatório com check list, baseado nas normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores - ANVISA;
Criação e revisão de cardápio, inclusive layout;
Execução de fichas técnicas e treinamento para seu uso;
Treinamento de pessoal de cozinha e salão em: higiene e manipulação, cozinha básica, confeitaria, atendimento e outros;
Execução e análise de Plano de Negócio, para estabelecimentos de alimentação;
Plano de Marketing;
Cadastro e seleção de fornecedores
TEL:3011-5016
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