terça-feira, março 24

by: Silvio Cesar
PARA INICIANTES
Os iniciantes no vinho quase sempre preferem ou começam tomando vinhos doces.
Para os paladares ainda não habituados ao tanino, acidez e outras sensações proporcionadas pelos vinhos secos, o açúcar é um aliado que amacia a presença na boca e traz sensações familiares, similares aos sucos e refrigerantes.
Porém, os vinhos doces constituem um grupo especial, destinado a acompanhar pratos doces, geralmente as sobremesas, ou em brindes e festas com serviço de doces e bombons.
Acompanhando frutas frescas ou cristalizadas formam um elegante par, para manhãs divertidas na praia ou na piscina. Em sobremesas, combine vinhos doces aromáticos com tortas e bolos com frutas e creme, numa perfeita tentação gastronômica rica, diferente e bastante divertida !
Espumantes Moscatel
Elaborados pelo método Asti um produto típico do norte da Itália, que explora todo o traço aromático da uva Moscatel.
Apesar de serem espumantes, são produzidos em uma única fermentação, repousando em baixas temperaturas para concentrar todo o potencial aromático.
O açúcar dessses espumantes é natural, vindo da propria uva graças à interrupção da fermentação em meio ao processo. Essa técnica também cria um outra característico
desses vinhos: baixo teor alcóolico, entre 6 e 8 graus.
Porisso é uma bebida leve, saborosa e informal, agradando bastante ao público feminino (sem preconceitos !)
Vinhos doces ou suaves ?
Muito importante explicar a diferença.
Vinhos doces podem ser produzidos por dois métodos:
1 - usar o açúcar natural da uva, interrompendo a fermantação
antes de seu término. Nessa caso, são chamados de vinhos
doces naturais, vinhos licorosos ou de sobremesa.
Diversas técnicas são utilizadas nos vinhedos para essa finalidade,
saiba mais sobre vinhos doces naturais no site da
Academia do Vinho - Elaboração.
2 - Adicionar açúcar após o final da fermentação, “adoçando”
o vinho. Nesse caso temos os vinhos ditos suaves.
Os resultados são diferentes, pois o açúcar natural da uva é
mais delicado e rico, preservando- se aromas naturais no processo.
os vinhos suaves são apenas vinhos secos adoçados artificialmente,
podendo ter alguma parcela de açúcar natural.
Vinhos Aromáticos.
Por definição, uvas aromáticas são aquelas que passam aos vinhos os
aromas e sabores presentes na uva, o que não acontece com a maioria
das variedades. As mais difundidas variedades aromáticas são a Moscatel, a Gewürztraminer e a
Malvasia.
A Moscatel é muito famosa por sua presença nos espumantes tipo Asti e nos vinhos de sobremesa europeus, os Muscats (FR) e Moscatos (IT) sendo os mais difundidos.
Os vinhos produzidos com essas variedades são marcados pelo traço aromático, situado entre flores e frutas delicadas

sábado, março 21


Vantagens para se contratar a WS GOLD GOURMET
-Assiduidade em segurança alimentar
- Aumento da lucratividade e da fidelização dos clientes
- Redução da rotatividade dos funcionários
- Redução de custos com matérias primas
Melhoria contínua dos procedimentos operacionais

NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO

Visitas e auditorias técnicas são realizadas com o objetivo de conhecer estabelecimento e a equipe. Durante o processo de atendimento é elaborado um plano de ação, a fim de desenvolver projetos individualizados, proporcionando desta forma um atendimento diferenciado e personalizado para cada cliente, visando atender as exigências das normas de segurança alimentar, higiene, bom atendimento ao cliente e como conseqüência, melhorando o ambiente de trabalho. Desta forma os clientes poderão contar com a QUALIDADE DE EXCELÊNCIA WS GOLD.
Também as margens de negociação se tornam mais longas, nossa perspectiva temporal muda; do “para ontem” passamos “para o anteontem”. Quem é mais rápido no gatilho vence o duelo. Quem sabe esperar compra melhor.
É um caso típico em que o poder mudou de lado.
Se você tem o hábito de ser o profeta da catástrofe, tome cuidado! Assim fazendo você entra, de novo, na vala comum. Procure ver e divulgar aspectos, informações positivas. Todos vão de lembrar mais de você. Um comportamento contrário afasta as pessoas de suas relações. Uma postura consultiva, de solucionador de problemas, se torna mais eficaz.

A tendência maior de todos é de pensar e agir mais a curto prazo na busca de resultados tangíveis (mais quantitativos do que qualitativos). Chamamos tal comportamento de “síndrome do papel higiênico”; compramos um artigo inferior, para termos / divulgarmos reduções de custos. Isso cheira a desespero. Aqui vale, mais do que nunca, o princípio de Pareto: 20% de nossas ações são responsáveis por 80% de nossos resultados.
Seu tempo está sobrando? Pense em fazer aquilo que deixava de lado quando não tinha tempo. Volte a pensar um pouco em sua família, dedique mais tempo para o benchmarking, aumente seu networking, fique mais “visível” para sua empresa e para o mercado.
Para terminar, vamos retomar o que dissemos no início. As crises têm fim, trazem sempre lições que podem nos ajudar a equacionar problemas antes insolúveis, forçam as pessoas a sair de sua zona de conforto e podem servir para mostrar (ou não) que a função treinamento pode ser mais centro de lucros do que de custos.
De (Luiz A. Costacurta)

terça-feira, fevereiro 17

by Chef: Silvio Cesar dos Santos

ERVAS E ESPECIARIAS
As ervas e especiarias percorreram um longo caminho até chegar às mesas brasileiras. Muitas sementes vieram a bordo de velhos galeões e aqui foram plantadas por nossos antepassados potugueses, que nos deixaram como herança o gosto pela cozinha, os pratos temperados com sabor e arte. Não é dificil usá-las. Basta um pouco de bom senso, alguma fantasia e uma pitada de audácia. Nas feiras há uma boa quantidade de verdes ervinhas, e as prateleiras dos supermercados estão cheias de atraentes vidrinhos com folhinhas secas e sementes perfumadas. Parecem porções mágicas e na verdade são.

by Chef: Silvio Cesar dos Santos

ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE O USO DAS ERVAS E ESPECIARIAS
–açafrão: arroz, massas, sopas, carnes e bolos
–aipo ou salsão: ensopados molhos, saladas, carnes
–alecrim ou rosmarino: molho, carnes e peixes
–alfavaca: carnes, aves legumes secos
–alho: carnes em geral, refogados, molho, etc..
–alho-porro: sopas, ensopados refogados
–anis: peixes, mainadas, sopas, bolos, biscoitos e pães
–baunilha: bolos, doces, cremes e licores
–canela: doces, bolos e cremes
–cebola: carnes em geral, aves, peixes ensopados, refogados, molhos, sopas
-cebolinha: omeletes, sopas, saladas, carnes, refogados
–cominho: carnes, aves, sopas, leguminosas, pães, queijos
–cravo-da-índia: compotas, pudins, bolos, vinha-d’alhos
–endro ou aneto (dill): repolho, molhos, peixes, batatas
–erva-cidreira: sopas, ensopados, saladas
–erva-doce ou funcho: saladas, peixes, assados, pães, molhos
–gengibre: picles, ensopados, doces, pães, bebidas
–gergelim sésamo: pães, bolos, biscoitos, pratos arabes e judeus
–hortelã ou menta: saladas, carnes assadas, molhos, doces, bebidas, pratos árabes
–louro: sopas, leguminosas, molhos, vinha-d’alhos em geral
–manjericão ou basilicão: saladas, molhos, tomates, fritadas, ovos mexidos, sopas
–manjerona: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, costeletas, molhos
–mostarda: assados, conservas, carnes frias, salsicharia, molhos
–noz-moscada: peixes, pratos com queijo, molhos brancos, pure e nhoques de batata
–orégano: ensopados, peixes, saladas, molhos, massas, pizzas, sopas
–pimenta do reino: em quase todos os pratos salgados
–raiz-forte: sopas, molhos, peixes
–salsa: em quase tudo, menos doces
--sálvia: em quase tudo, memos doces
–segurelha: leguminosas, salsicharia, peixes
–tomilho: carnes, peixes, salada, ovos, queijos
–urucum: arroz, sopas, molhos e aves.

domingo, fevereiro 15

By Chef Silvio Cesar dos Santos


CRESCIMENTO COM RESPONSABILIDADE
O turismo é hoje o terceiro setor em volume de negócios no mundo, perdendo apenas para as indústrias de armamento e petróleo. Alem de crescer a um ritmo acelerado, ao contrario dos outros dois setores, não polui, gera prazer, cultura, distribui renda e contribui para o desenvolvimento harmonioso da sociedade. Infelizmente o Brasil é um dos países que menos recebem turistas. Em 2007 apenas 1.82 milhões estiveram em nosso país, contra 2,4 milhões no pequeno uruguai, apesar de suas magnificas atrações naturais, como o pantanal, a Floresta Amazônica, as cataratas do Iguaçu os 7 mil quilômetros de praias, além da rica e variedade vida noturna e gastronômica de suas grandes cidades espera-se, a médioprazo, um momento significativo não apenas de turistas estrangeiros, como também de brasileiros.
O sucesso em qualquer ramo de atividade econômica não está apenas na competência para lidar com o presente, mais também na visão global, no planejamento estratégico, na percepção das tendências do mercado e na evolução da tecnologia, legislação, teórica e administrativa e de marketing dos produtos e serviços.

Além da evolução dos restaurantes sofisticados e do setor de fast food nos shopping, também assistiremos à ampliação das redes de bares e restaurante que se expandirão pelo sistema de filiais ou franquias. Essa expansão se dará graças a conceitos estudados e padronizados, cardápios, decoração e preço estabelecidos por pesquisas de mercado, à força do marketing integrado e às possibilidades de suporte financeiro e de recursos e outras vantagens das operações características da economia de escala.
O momento e de focarmos todo o potencial nos chamados centro de formação e capacitação profissional e avaliarmos os critérios utilizados, a forma que isso tem sido aplicado no mercado atual, se pode melhorar, como pode ser feito melhor ou se o momento é mesmo de buscarmos , as entidades representativas das classes envolvidas e desenhar um plano de ação imediata.
Contudo, como podemos vislumbrar no mercado atual, os fatores preço e qualidade do produto deixaram de ser um diferencial para tornar-se uma obrigação e para que as empresas consigam sobreviver nesta nova era a qualidade no atendimento se tornou este diferencial. Aliás, tem-se falado muito em atendimento de qualidade, mas o que significa realmente qualidade? "Qualidade significa satisfazer o cliente atendendo todas as suas necessidades". Partindo deste principio criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e a empresa, dentre elas podemos destacar: ·Satisfação: Suprir as necessidades do cliente. -Fidelização: Tornar o cliente fiel ao seu produto/marca. ·Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.

Consultor em Alimentos e bebidas, Gestão de negócios :

Silvio Cesar dos Santos

W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em
ww.wsgoldgourmet.com.br
Tels:55(071) 99113992
55(071) 30115016

By Chef Silvio Cesar dos Santos


O PRIMEIRO CLIENTE DA SUA EMPRESA É O SEU FUNCIONARIO

Tenho acompanhado certas dificuldades nas maiorias das empresas: Os funcionários são os utilmos a saberem das novidades, das campanhas, dos lançamentos, dos brindes a serem distribuídos e até das dificuldades.
O primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário. Ninguém é cliente final.


O consumidor é sempre o cliente direto de algum funcionário, da telefonista, do recepcionista, do manobrista, do garçom, em fim das pessoas que tem contato direto com ele.
Por isso, o funcionário deve ser o primeiro a saber de “tudo”. A receber as informações essências da empresa como novas campanhas, novos produtos, novas formas de apresentar os produtos aos clientes.
Infelizmente isso não acontece.
Semana passada estive em um restaurante badaladíssimo da cidade e pedir informações sobre um item no cardápio é o garçom não soube informar, então pedir que chamasse o chef da cozinha; e o mesmo me disse que o chef não poderia vir para o salão.
Isso sim é que é desperdício!.. As pessoas acham que desperdício e deixar luzes acesa, uma TV ligada sem ninguém assistindo. As pessoas tem cuidado muito das despesas mais visíveis e ao mesmo tempo desperdiçado milhões e milhões em campanhas, em lançamentos mal feitos, pois nunca lançamos o nosso produto primeiro para nossos funcionários, esta é uma falha muito comum nas empresas de diferentes seguimentos.
Como podemos querer que nossos garçons e cozinheiros, respirem qualidade em atendimento; como podemos querer que os funcionários acreditem realmente nos produtos que eles preparam e apresentam aos nosso clientes. Se não lhes damos a oportunidade do conhecimento, da informação, da familiaridade com os produtos. É um contra - senso!
Quando lançamos um novo prato no cardápio ou vamos inauguraram restaurante, será que permitimos ou mesmo exigimos que todos os funcionários sejam os primeiros a experimenta-los e opinar, sobre o que acharam o que sentiram

Sem o comprometimento total de todos nossos funcionários é fadado a qualquer empresa a falta de qualidade total . E para que esse comprometimento exista, é preciso que todos os funcionário, do faxineiro ao diretor geral, estejam realmente engajados em um único propósito, comprometimento total em tudo que faz .

Silvio Cesar dos Santos
W.S. GOLD GOURMETConsultoria e assessoria em A&B
Tels:55(071) 99113992

sábado, fevereiro 14

Equipe de profissionais altamente treinados

Eventos perssonalizados
Novas tendencias gastronomicasPersonal chef

Banquetes para empresas


Cursos, palestras e oficinas
Consultoria e Assessoria para Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares
A W.S.GOLD GOURMET presta assessoria através do aperfeiçoamento dos processos produtivos, adequando os estabelecimentos às exigências da legislação vigente, elevando a competitividade das empresas que fabriquem, comercializem ou armazenem alimentos, melhorando assim seus produtos.Criação e elaboração de cardápios, desenvolvimento de novas tendências gastronômicas.
Implantação de Boas Práticas na Manipulação e Distribuição de Alimentos;
Cursos de Higiene e Segurança Alimentar;
Elaboração do Manual de Boas Práticas;
Implantação de Impressos para controle das atividades desenvolvidas:
Fichas de Receitas Padronizadas;
Procedimentos Operacionais Padronizados;
Renovação e Atualização de cardápios (per capita, custos), considerando as características necessárias dos serviços, de sua localização, dos utensílios, máquinas e equipamentos utilizados;
Orientação e Coordenação dos funcionários que desenvolvem atividades inerentes aos serviços de alimentação.
Elaboração de Manual de Boas Práticas e POPs;
Análise do seu estabelecimento e relatório com check list, baseado nas normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores - ANVISA;
Criação e revisão de cardápio, inclusive layout;
Execução de fichas técnicas e treinamento para seu uso;
Treinamento de pessoal de cozinha e salão em: higiene e manipulação, cozinha básica, confeitaria, atendimento e outros;
Execução e análise de Plano de Negócio, para estabelecimentos de alimentação;
Plano de Marketing;
Cadastro e seleção de fornecedores
TEL:3011-5016
CEL: 9911-3992

segunda-feira, fevereiro 9

by Chef: Silvio Cesar dos Santos

PERSONAL DIET

Personal Diet é um termo muito utilizado hoje em dia, que significa, de forma genérica, “dieta personalizada”. Ele consiste em um programa personalizado de orientação nutricional familiar que considera as particularidades de todas as pessoas em uma casa. É, portanto, um programa educativo, direcionado à família como um todo, baseado em uma alimentação nutritiva, saudável e balanceada.

Embora muito se fale sobre o problema dos fast-foods e dos excessos alimentares em festas, sabemos que grande parte das refeições, inclusive das crianças e adolescentes, é feita em casa. O tipo de alimentação disponível em casa e a forma de preparo destes alimentos afeta a saúde, o peso corporal e pode até comprometer o resultado de um plano individual de reeducação alimentar. De todos os ambientes que frequentamos é em nossa própria casa que podemos atuar de maneira mais prática e eficaz.

É neste momento em que o papel da nutricionista torna-se importante, pois ela irá oferecer um cardápio mensal que atenda a esta demanda com todos os cuidados e treinamentos necessários para que o programa funcione. Em uma minuciosa entrevista, realizada em domicílio, várias informações são coletadas sobre os hábitos alimentares, estilos de vida, necessidades nutricionais, horários de refeições, aspectos digestivos e eventuais problemas de saúde de cada integrante da família.

A partir daí, são elaborados os cardápios que serão posteriormente apresentados detalhadamente, em consultório, ao representante da família. Além do cardápio, a família recebe orientações para adequada higienização e conservação de alimentos, várias receitas de pratos saudáveis de acordo com os hábitos da casa e até uma lista organizada de ingredientes para facilitar as compras no supermercado.

Atenção especial é dada à pessoa que prepara a alimentação, seja ela a cozinheira, empregada ou integrante da família. Nas mãos dela, está o sucesso da manutenção do programa. Por isso, é importante que ela aprenda, em linguagem adequada a seu nível de compreensão, os princípios de uma alimentação saudável e, sobretudo, como a forma de preparo dos alimentos influencia a saúde de toda a família. Este treinamento enfoca aspectos de higiene, escolha e armazenamento de ingredientes, técnicas de preparo, dicas de culinária light e noções sobre doenças que podem ser controladas e prevenidas com uma dieta equilibrada.

Após este treinamento, haverá ainda mais um atendimento em consultório para reavaliação do programa e esclarecimento de dúvidas, a fim de assegurar o entendimento de todas as propostas oferecidas. Com todos estes conhecimentos, vai ficar bem mais fácil inovar, criar alternativas e testar novas receitas, evitando, assim, erros alimentares e a monotonia dos cardápios repetitivos e sem graça. Vamos experimentar?


by chef : Silvio Cesar dos Santos

ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL

O Carnaval é uma época do ano onde as pessoas só se preocupam em encontrar os amigos e fazer festa, festa e mais festa, não é mesmo? Até aí, tudo bem. Mas, junto com toda essa folia vem uma série de abusos - alimentares e à saúde.

Usando a desculpa de que tudo é folia as pessoas costumam exagerar, por exemplo, no consumo de bebidas alcoólicas. Isso normalmente vem acompanhado com excessos alimentares, pois muita gente prefere comer fora de casa do que perder a festa. Mas, se você está achando que não tem jeito, está enganado. TUDO tem jeito - basta saber fazer alguns ajustes simples que irão te ajudar a passar por esses quatro dias longe da ressaca e sem ganhar aqueles quilinhos indesejáveis....

Independente de onde você estiver hospedado, faça do café da manhã a sua refeição principal. Afinal, é a única hora que você tem certeza que estará comendo alguma coisa saudável. Capriche nas frutas e sucos naturais, pão ou cereal integral, queijo branco, iogurte light, vitamina ou salada de frutas e peito de peru. Esses são alimentos saudáveis e que você encontra seja na pousada mais simples ao hotel mais requintado. Caso esteja em uma casa alugada, melhor ainda: vá ao supermercado e compre tudo com antecedência.


Capriche nas fibras durante todo o dia (frutas, verduras, legumes e cereais integrais). Com elas, você garante o bom funcionamento intestinal e também a barriga retinha para colocar o biquíni ou a sunga nova, caso você esteja na praia. Muitos pacientes relatam que quando viajam, o intestino trava. Para não ter esse problema, comece a incluir esses alimentos na sua alimentação bem antes de sair de casa, dessa forma você evita esse incômodo.

No restante do dia, evite comer sanduíches rápidos e sagadinhos prontos, pois são ricos em gordura e podem tirar toda a sua energia nos dias restantes. Prefira massas ao molho vermelho e saladas variadas, acompanhadas sempre de sucos naturais ou água de coco. São leves e importantes para repor as vitaminas e os minerais, pois não somos capazes de estocá-los. Mas não se esqueça: coma em restaurantes de boa procedência, dessa forma você evita uma intoxicação alimentar - muito comum nessa época do ano.

Intercale as bebidas alcoóolicas com água, muita água. Dessa forma, você garante a hidratação diária e evita o mal estar que a ressaca traz no dia seguinte. E, o mais importante: saiba o momento exato de parar de beber.

terça-feira, fevereiro 3

by Chef Silvio Cesar dos Santos


CONSULTOR ON LINE

Ética no trabalho

1 Seja honesto em qualquer situação.

2 Nunca faça algo que você não possa assumir em público.

3 Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.

4Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.


5 Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.

6Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.

7 Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara.

8 Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete.

9 Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção.

10 Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.

11 Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.

12 O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.


Fonte: Revista Você S. A. No 39 Editora Abril

CONSULTORIA E ASSESSORIA TÉCNICA
Consultoria e Assessoria para Hoteis, Bares, Restaurantes e SimilaresA W.S.GOLD GOURMET presta assessoria através do aperfeiçoamento dos processos produtivos, adequando os estabelecimentos às exigências da legislação vigente, elevando a competitividade das empresas que fabriquem, comercializem ou armazenem alimentos, melhorando assim seus produtos.Criação e elaboração de cardápios, desenvolvimento de novas tendências gastronômicas.Cursos e treinamentos para brigada de serviços,( garçons, maitres, room service e eventos, )Curso de enologia, treinamento de técnicas de vendas para Alimentos e bebidas.Up seling, criação e implantação de produtos para valorizar e aumentar os lucros de A&B.( tais como: festivais gastronômicos, happy hour, circuito gastronômicos entre outros )
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CEL- 9911-3992

segunda-feira, fevereiro 2

BY Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSUTOR ON LINE

Garrafa x Garrafão


Os vinhos brasileiros são diferenciados pela Legislação em Vinhos de Mesa (elaborados com variedades de uvas americanas ou híbridas) e Vinhos Finos (elaborados com uvas viníferas).
Normalmente, a grande parte dos vinhos de garrafão são elaborados com uvas
americanas ou híbridas, que possuem um custo menor em relação às viníferas.
Também cabe explicar que o custo dos vinhos de mesa em garrafão é
proporcionalmente que o em garrafa de 750 mL, pois a embalagem maior é usada para proporcionar um menor custo, o mesmo acontece com os vinhos finos. Além de que, os vinhos finos em garrafão possuem características mais leves,
jovens, sem passagem por longo período em barricas de carvalho, tendo assim,
um menor custo de produção.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTOR ON LINE

Propriedades salutares dos vinhos

Tanto o vinho tinto suave quanto o seco possuem propriedades benéficas do resveratrol. É uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.
A dose diária admitida pelos médicos para ter os efeitos benéficos do vinho é de duas taças para os homens e uma para as mulheres. É importante enfatizar que ocorrem efeitos deletérios do consumo exagerado de álcool à saúde.
Em específico ao vinho suave ou demi-sec, os dois possuem sacarose. Portanto, mais calóricos e com restrição aos diabéticos. Para diabéticos, a melhor opção é vinho seco, que possui no máximo 5 g/L de açúcar. NUNCA consumir vinhos com medicamentos hipoglicemiantes, pois pode ocasionar reações adversas. IMPORTANTE: consulte seu médico, antes de consumir qualquer bebida alcoólica.
by Chef Silvio Cesa dos Santos


CONSULTORIA

Cada vez mais presente nas empresas, os serviços de consultoria caracterizam-se pela realização de diagnósticos e processos e têm o objetivo de identificar soluções e recomendar ações. Com esses dados, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza um determinado projeto de acordo com a necessidade de cada cliente.Vários motivos levam à contratação de um profissional para realizar um trabalho de consultoria. Quando são verificados problemas que demandam know-how específico, a organização necessita da presença de um consultor especialista. Há ainda certos trabalhos cujos funcionários possuem a capacidade para realizá-los, mas, em função das atividades rotineiras, não encontram tempo hábil para executá-los. Nestes casos, o consultor assume o projeto até que ele esteja pronto para ser incorporado.Por outro lado, muitas empresas contratam profissionais que transmitam know-how ao pessoal interno e terceirizado para que os mesmos possam fazer o trabalho. O consultor fica responsável pelo treinamento de equipes em novas técnicas, repassa informações sobre novos produtos e depois presta assessoria complementar para implementação

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8820-0417
by Chef Silvio Cesar dos Santos
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Mentiras sobre vinhos
Vinho, quanto mais velho melhor!..
Nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento.
O envelhecimento proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito.. Durante o envelhecimento algumas características dos vinhos jovens como aromas de frutas frescas são substituídos por aromas mais evoluídos como os de frutas em calda e frutas secas.
Em geral vinhos brancos e espumantes não devem ser guardados, pois suas características mais importantes, o frescor e os aromas de frutas se perdem com o tempo. Somente vinhos brancos de regiões muito especiais, como a Bourgogne, na França, ganham com o tempo. Para saber mais sobre envelhecimentos dos vinhos, visite nossa seção Elaboração.
Vinho tinto deve ser tomado em temperatura ambiente:
Essa afirmação só e verdadeira quando se fala da temperatura ambiente das caves européias, onde o vinho está sempre em torno de 14ºC. Tomar vinho tinto na temperatura ambiente de nosso verão tropical fará com que a emanação alcoólica seja forte demais, impedindo que os outros aromas sejam percebidos adequadamente.
Vinho bom é vinho docinho:
Em geral, os vinhos ao término da fermentação são secos. Todo o açúcar natural das uvas foi transformado em álcool. Os vinhos suaves recebem açúcar depois de prontos, assim como adoçamos o café ou o suco. O açúcar mascara os sabores naturais e engana o paladar.
Vinhos de boa qualidade são secos, pois nenhum enólogo em sã consciência colocaria açúcar em um vinho de qualidade.
Vinho branco bom é aquele de cor amarela bem forte:
Vinhos brancos têm coloração bastante leve, que vai do quase incolor ao amarelo claro, com reflexos esverdeados ou dourados. Eles terão cor amarela forte, dourada, em duas situações: se forem fermentados em barricas ou se sofreram ação do calor e ou da luz direta, ou seja, está deteriorado.
Quem gosta e entende de vinhos é Enólogo:
Uma das confusões mais freqüentes. As pessoas que gostam de vinhos são enófilos. Enólogos são os profissionais que trabalham nas vinícolas e que são responsáveis pela elaboração do vinho.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTORIA ON LINE

Diferença entre enólogo e sommelier
O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução.
Sendo este o responsavel pela produçao e por todos os aspectos relacionados com o produto final, o vinho.
Muitos vezes, o enologo exerce tambem funçoes de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que concebe.
O sommelier é o maître de vinhos de um restaurante e tem as seguintes tarefas: primeiro,elaborar a carta de vinhos do restaurante onde trabalha, de acordo com a bandeira ou o estilo dos pratos. Evidentemente se for de culinária francesa, a carta dará mais ênfase aos vinhos da França etc. Em segundo lugar, fazer a manutenção dos vinhos na adega e as respectivas compras de reposição; em terceiro lugar, fazer o serviço do vinho aos clientes nos horários de funcionamento do restaurante, que compreende desde o atendimento inicial, auxílio da escolha do vinho na carta, seguindo pela abertura da garrafa e o serviço nas taças de modo elegante e preciso. Porém sua principal e mais difícil tarefa é a de fazer o aconselhamento do vinho que melhor se harmonize com o prato solicitado pelo cliente.
by Chef Silvio Cesar dos Santos
CONSULTOR ON LINE

Diferença entre Espumante e Champanhe
Vinho espumante é o produto cujo anidrido carbônico é resultante,
unicamente, de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, em garrafa
(Método Champenoise) ou em grande recipiente -tanques de pressão- (Método
Charmat), com graduação alcoólica de 10° a 13° GL, com pressão mínima de
três atmosferas.
A expressão "Champagne" refere-se a região francesa da Champagne, onde os
espumantes levam este nome. Nas demais regiões produtoras os espumantes
recebem outras denominações: cava (Espanha), spumante (Itália), sparkling
wine (Estados Unidos), espumante (Brasil e Portugal).
By Chef Silvio Cesar dos Santos

CONSULTOR ON LINE

DICAS NA HORA DE COMPRAR

Na hora de comprar um espumante observe a garrafa se o nível do liquido não está abaixo do normal e leia o rotulo para ter certeza de que esta levando o produto certo que agrada ao seu paladar. Prefira comprar –lo em estabelecimento crimatizados, nos quais as garrafas se encontradas ao abrigo da luz.
Armazenar
Saiba que o espumante perde qualidade quando guardado por muito tempo. Se quiser ter algumas garrafas de reserva, utilize um local escuro, com temperatura constante e alguma ventilação, mas que não seja muito úmido para não aparecerem bolores que danificarão os rotulos e as rolhas . lembre-se de manter de manter as garrafas deitadas.
Mas não deixe o tempo passar de mais- de três a cinco anos é o limite para o consumo de espumante.
Servir
O ideal é servir o vinho espumante a uma temperatura entre6 e 8 graus- para isso, coloque o vinho em um recipiente com água e gelo por cerca de 15 a 20 minutos. Depois de retirar a garrafa do gelo, incline-a ligeiramente, remova a armação de arame que segura a rolha e pelicula que envolve.
Segure a garrafa com uma mão e com a outra apóie a rolha .
Rolde a garrafa ( se rodar a rolha ela pode se partir). A rolha deve sair lentamente com pouco ruído.
Sirva em taça de vidro alto e estreito (do tipo flûte) para que o liquido perca pouco do gás.
Encha os copos até um pouco mais da metade, evitando que a espuma trasborde.
Nunca sirva espumante com gelo, e jamais nunca mesmo agite a garrafa para criar espuma.

DECLARAÇÃO DO MEI O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, alé...